Triunfo português por 3-1
Corpo do artigo
A seleção portuguesa de futsal derrotou este domingo, em Riga, a Letónia, por 3-1, no primeiro jogo de preparação entre as duas formações. A partida, disputada no Team Sports Multifunctional Hall, enquadra-se no plano de preparação dos lusos para o Europeu de futsal, que se disputa na Letónia, Lituânia e Eslovénia, entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro de 2026.
Os primeiros lances de perigo foram da Letónia, com Tarakanovs e Babris a obrigarem Edu a duas defesas, mas depois Portugal reagiu bem e chegou ao golo no quinto minuto, com Diogo Santos a rematar de primeira, forte, uma bola aérea. No minuto seguinte, a Letónia empatou por Sergejs Motils, após recuperação de bola em zonas adiantadas.
Na reação, Portugal voltou para a frente do marcador, aos sete minutos, com Afonso de recarga a um primeiro remate, também dele. Já depois de um remate de Tiago Brito ao poste, Kutchy fez o 3-1, após canto de Afonso, aos 15 minutos.
A formação orientada por Jorge Braz continuou a pressionar na segunda parte, mas sem mais golos. "É mais importante o processo e o que estamos a trabalhar do que o resultado, isto porque o resultado geralmente é consequência disso mesmo. Nós queremos ganhar sempre, agora se o processo for com qualidade nós geralmente construímos as coisas e o resultado é nosso. A primeira parte nem sempre foi de qualidade, não jogámos com posse e dinâmica. Perdíamos a bola muito cedo e não 'provocámos' a Letónia", disse no final o selecionador nacional.
Jorge Braz reconheceu, no entanto, melhorias, após o intervalo "Na segunda parte corrigimos, fomos mais pressionantes. Fomos tendo mais bola, fomos construindo e tivemos muitas oportunidades para marcar. Espero que os golos fiquem para terça-feira. Aqui já se sente que vai haver Europeu. Esta será uma das sedes e já houve aqui um bom ambiente. Nós temos de estar sempre preparados para tudo e temos de ser Portugal. Quando somos nós, é muito difícil perdermos um jogo. Queremos ser ainda mais Portugal no próximo jogo", defendeu.
O reencontro entre Letónia e Portugal será na terça-feira, no mesmo recinto desportivo.
Leia também Rúben Amorim: "Acho que foi a minha maior vitória no United"