A última vez que Portugal não subiu ao pódio foi em 2001
Corpo do artigo
Portugal voltou esta sexta-feira a sair sem resultados nos Europeus de judo, que decorrem em Kazan, na Rússia, com a eliminação de cinco judocas, quando apenas faltam competir Yahima Ramirez e Tiago Rodrigues.
Sem Telma Monteiro, Célio Dias e Jorge Fonseca, que ficaram em Lisboa, a recuperarem de lesões, Sergiu Oleinic e Joana Ramos eram os mais bem posicionados para chegarem ao pódio nestes Europeus, mas na quinta-feira acabaram eliminados.
Esta sexta-feira, os judocas em ação procuravam sobretudo melhorar posições no apuramento olímpico, mas Nuno Saraiva e André Alves (-73 kg), Diogo Lima e Carlos Luz (-81 kg) e Ana Cachola (-63 kg) não passaram da fase de grupos.
Nos combates do segundo dia era preciso, sobretudo, o fator surpresa para qualquer um seguir em frente, já que dos combates realizados venceram adversários menos cotados na hierarquia mundial e perderam com aqueles que lhes eram superiores.
Ana Cachola (-63 kg) e Diogo Lima (-81 kg) foram logo eliminados na estreia, enquanto Nuno Saraiva e André Alves (-73 kg) e Carlos Luz (-81 kg) ainda realizaram dois combates, perdendo ao segundo.
Os Europeus terminam para Portugal no sábado, com a entrada em cena de Yahima Ramirez (-78 kg) e Tiago Rodrigues (-90 kg), com a luso-cubana a procurar pontos para o apuramento olímpico, o que aconteceria com uma medalha.
A comitiva portuguesa arrisca-se pela primeira vez, desde dos Europeus de 2001, em Paris, a não conquistar uma única medalha: desde então conquistou sucessivamente 21 metais, 11 dos quais através de Telma Monteiro.
Em todos os Europeus desde então, disputados anualmente, os judocas lusos subiram sempre ao pódio, sendo preciso recuar até 2001 para lembrar a última vez que não o conseguiu, quando Catarina Rodrigues foi a melhor, com um sétimo lugar.