Conquistou este sábado a medalha de ouro em single scull
Corpo do artigo
A neerlandesa Karolien Florijn reforçou este sábado, no último dia, o domínio dos Países Baixos na competição de remo dos Jogos Olímpicos Paris'204, com a conquista da medalha de ouro em single scull.
Em provas realizadas desde 27 de julho no Estádio Náutico de Vaires-sur-Marne, o mesmo que albergará a canoagem, os Países Baixos fecharam o quadro de medalhas como líderes, com oito metais, os mesmos da Grã-Bretanha, mas mais valiosas.
Florijn deu o quarto ouro ao país, depois dos títulos olímpicos em quadri scull masculinos e nas provas femininas de dois sem timoneiro e quatro sem timoneiro, numa contagem com mais três pratas e um bronze.
No último dia do remo em Paris'2024, o ouro de Florijn teve ainda o simbolismo de destronar a anterior campeã olímpica, Emma Twigg, da Nova Zelândia, país que depois de ter dominado em Tóquio'2020 sai destes Jogos na quarta posição, com um título em quatro medalhas.
A vitória de Florijn surge depois de o seu irmão Finn Florijn ter conquistado igualmente o título olímpico durante a semana em quadri scull, com ambos as seguirem as pegadas do pai, o bicampeão olímpico Ronald Florijn (Seul'1998 e Atlanta'1996).
No encerrar das 14 provas da competição, com quatro finais no último dia, a Grã-Bretanha concluiu também com um ouro (três ouros, duas pratas e três bronzes), nos braços da equipa masculina de oito com timoneiro.
O Estádio Náutico de Vaires-sur-Marne não ofereceu as melhores condições para recordes, com uma única marca, olímpica, a ser superada nas meias-finais de single scull masculinos, depois de o alemão Oliver Zeidler completar a prova em 6.37,77 minutos.
Zeidler conquistou a medalha de ouro, à frente do bielorrusso Yauheni Zalaty (prata), a competir na condição de neutro, e do neerlandês Simon van Dorp (bronze).