"Os portugueses pedem mais, mas normalmente não têm noção do grau de exigência"
Declarações do selecionador nacional Gabriel Mendes sobre a medalha de prata conquistada por Iúri Leitão nos Jogos Olímpicos Paris'2024
Corpo do artigo
A primeira medalha da história do ciclismo de pista para Portugal: "É qualquer coisa de fantástico, é preciso ver que nós fizemos um trajeto, é a primeira vez que estamos nos Jogos Olímpicos de ciclismo de pista com os masculinos. Conseguir esta medalha de prata é fantástico, não tenho palavras. O Iuri fez um trabalho de excelência, de muita competência, foi muito trabalho, muito esforço, para conseguirmos chegar ao pódio, e mantermos ali e discutirmos estes Jogos Olímpicos até ao final."
Sobre a prova omnium: “São quatro provas, este evento é muito exigente, são quatro corridas com dinâmicas diferentes e é preciso os atletas estarem extremamente bem, sob o ponto de vista da sua capacidade de resposta motora, sob o ponto de vista psicológico, sob o ponto de vista da gestão de todos os fatores que nos podem levar a ter sucesso e a ter produtividade. O Iuri conseguiu trabalhar a esse nível de uma forma fantástica. Com muito mérito, conquistámos esta medalha de prata histórica.”
Trabalho feito do zero é possível replicar? “Não sei, eu falo pelo nosso trabalho, pelo nosso projeto, todos nós, toda a equipa de trabalho. É uma equipa grande, mas é uma equipa focada, muito trabalhadora. Só com muito trabalho é que se consegue progredir e ir ganhando essa consistência que está a falar. Porque nós, antes destes Jogos já ganhámos 64 medalhas e o Iúri foi campeão do mundo no ano passado. Tratamos com respeito todos os nossos adversários. Quando viemos para estes Jogos, vínhamos conscientes que vínhamos para uma tarefa bastante árdua. Definimos o intervalo dos oito primeiros como o que poderíamos conseguir. Os oito primeiros vai do primeiro até o oitavo, fizemos segundo, mas isto não foi fácil. É muito árduo, são três horas de trabalho aqui na pista, as pessoas podem acompanhar, é um processo extremamente exigente. O Iúri teve um dia fantástico e está de parabéns. Toda a equipa está de parabéns. Este foi o nosso retribuir do todo o apoio que têm nos dado. O nosso esforço foi para conseguirmos chegar a este nível, portanto é também retribuir um pouco o que as pessoas têm investido em nós”.
Pedidos: “É preciso ver que os portugueses pedem mais, mas as pessoas normalmente não têm noção do grau de exigência e de competitividade de que estamos aqui envolvidos. Portanto temos que trabalhar para podermos atingir o melhor possível, muitas vezes conseguimos, outras vezes não conseguimos, e o desporto é assim mesmo”.