Neemias Queta titular, com duplo-duplo e eleito MVP: "É divertido vê-lo jogar"
Internacional português brilhou no quarto jogo de pré-época dos Boston Celtics, que seguem invictos
Corpo do artigo
A caminho da quarta temporada consecutiva na NBA, Neemias Queta levou a sério a sua máxima: “Cada dia é uma nova oportunidade, há que aproveitá-la”. No penúltimo jogo de pré-temporada, frente a Toronto, no TD Garden, o internacional luso foi titular pela primeira vez na carreira, com Payton Pritchard, Lonnie Walker IV, Sam Hauser e Jordan Walsh, permitindo aos Celtics descansar as suas principais estrelas, como Jaylen Brown, Jayson Tatum, Jrue Holiday, Derrick White ou Al Horford.
Como Kristaps Porzingis, que recupera de lesão no tornozelo esquerdo, apenas volta em dezembro, o poste reforçou que é uma opção mais do que válida para a rotação interior dos verdes, concorrendo com Horford, Luke Kornet e Xavier Tillman. Os campeões só somam vitórias até agora e, na obtida sobre os Raptors, por 115-111, o arranque foi avassalador (69 pontos só na primeira parte). Em 21 minutos de utilização, Queta fez um pouco de tudo, beneficiando do ótimo entendimento com Payton Pritchard (19 pontos e nove assistências) para chegar ao duplo-duplo de 12 pontos e 15 ressaltos (máximo da equipa, sendo nove deles defensivos). O basquetebolista do Vale da Amoreira registou ainda cinco assistências e até se aventurou a lançar de três, ao som da buzina do intervalo. No final, com o maior impacto entre os utilizados (+16), colheu elogios do técnico Joe Mazzulla e os números sólidos valeram-lhe a distinção de Homem do Jogo.
“Não temos muitas chances de chegar a jogar tantos minutos como esta noite, só procuramos dar o máximo. Estamos felizes por conseguir a vitória. Espero que possamos continuar assim, para ganhar jogos durante a época quando os outros elementos ficarem de fora”, declarou o camisola 88, explicando que “quis mostrar versatilidade”. “Só procurámos jogar rápido, manter a bola em movimento, jogar na defesa e ir aos ressaltos; sinto que o fizemos”, avaliou, após a noite de sonho.
Tanto no périplo pelos Emirados Árabes Unidos, como no regresso aos EUA, Neemias Queta foi utilizado nos quatro jogos de pré-época, restando-lhe mais um esta madrugada (00h00), agora no Canadá. O arranque oficial acontece de 22 para 23 deste mês (00h30), numa noite de abertura que será de consagração para os Celtics pelo 18.º anel. Mais um momento memorável para o português.
Joe Mazzulla nota evolução: “É divertido vê-lo jogar”
Satisfeito com a resposta dada pelos menos utilizados, Joe Mazzulla particularizou o desempenho de Neemias Queta, a quem nota evolução. “É difícil para alguns destes jogadores, porque têm de desempenhar papéis diferentes todos os jogos ao longo da época. A noção defensiva e a execução do Neemias cresceu, tal como a sua eficácia ofensiva e noção de espaço. É outro que leva o seu papel muito a sério e é divertido vê-lo jogar”, considerou o treinador, que já tinha revelado que esta noite é a vez de Al Horford, poupado até agora. “Ele está pronto, a ficar em forma e a trabalhar no duro. Vai jogar em Toronto”, anunciou sobre o veterano de 38 anos, que vai entrar na sua 18.ª época na NBA.