Poste internacional português rubricou uma temporada preenchida por números assinaláveis, até no aspeto ofensivo. Vencedor da distinção será conhecido a 4 de abril
Corpo do artigo
Neemias Queta, basquetebolista internacional português dos Utah State Aggies, foi nomeado para integrar o grupo de quatro finalistas na corrida pelo prémio de melhor defesa do ano no campeonato universitário norte-americano NCAA.
1374391669567619072
O poste luso, que poderá ficar esperançado em participar no próximo "draft" da NBA e ser escolhido por uma equipa da melhor liga de basquetebol a nível mundial, foi autor de uma performance verdadeiramente assinalável nesta temporada.
O basquetebolista português, de apenas 21 anos, apresentou médias de 14,9 pontos, 10,1 ressaltos, quase 3 assistências por jogo, 1,1 roubos de bola e 3,3 desarmes em momento de lançamento adversário.
Neemias Queta demonstrou uma eficácia de 55,9% nos lançamentos de campo e 70,7% na execução de lances livres. O poste bateu, inclusive, dois recordes: foi quem mais desarme fez em toda a história da NCAA (97) e também num só jogo (nove).
Talhado preferencialmente para o aspeto defensivo em campo, o internacional português demonstrou dotes ofensivos ao realizar 77 assistências para colegas, o que valeu a entrada numa galeria restrita composta por Tim Duncan (ex-Santo Antonio Spurs), Erick Dampier (ex-Heats) e Joakim Noah (ex-Chicago Bulls).
O vencedor do prémio de melhor defesa do ano no campeonato universitário norte-americano NCAA será conhecido no próximo dia 4 de abril. Além de Neemias Queta, concorrem Herbert Jones (Alabama), Davion Mitchell (Baylor) e Evan Mobley (USC).