Derrota do ano passado, quando era cabeça de série número um, foi esquecida com um título inédito e numa final entre estreantes.
Corpo do artigo
A Universidade da Virgínia conquistou pela primeira vez o campeonato universitário norte-americano de basquetebol (NCAA), ao vencer Texas Tech por 85-77, numa final que se decidiu após prolongamento, em Minneapolis.
Depois das derrotas a abrir a final-four de 1981 e 1984, os Cavaliers impuseram-se numa final da March Madness com duas equipas estreantes - o que não acontecia desde 1979 - e primeira com prolongamento desde 2008, sendo comandados pelo extremo De'Andre Hunter, autor de um recorde pessoal de 27 pontos, e pelo base Kyle Guy, que marcou 24 e foi eleito o melhor jogador.
Por seu lado, o suplente dominicano Brandone Francis, com 17 pontos e quatro ressaltos, liderou os Texas Red Raiders, que disputaram a sua primeira final-four, à qual chegaram após uma época regular sem derrotas, algo inédito na NCAA em 20 anos.
Para Virgínia, o título foi a redenção depois de uma humilhação na época passada, quando era a cabeça de série número 1 e foi eliminada pela 16.ª equipa, Baltimore, o que nunca tinha acontecido.