
Toronto Raptors bateram os Warriors no primeiro jogo da final da NBA
USA TODAY Sports
Equipa estreante bateu os Golden State Warriors no primeiro jogo da final da NBA.
Corpo do artigo
Os estreantes Toronto Raptors entraram quinta-feira da melhor maneira na final dos play-offs da NBA, ao vencerem em casa os bicampeões em título Golden State Warriors por 118-109.
Na Scotiabank Arena, a primeira equipa canadiana a atingir a final dominou o jogo quase de início ao fim, liderada, surpreendentemente, pelo camaronês Pascal Siakam, autor de 32 pontos, com 14 tiros de campo marcados em 17 tentados, oito ressaltos e cinco assistências.
O espanhol Marc Gasol, com 20 pontos e sete ressaltos, também foi determinante, enquanto Kahwi Leonard, mesmo sem estar ao seu melhor nível, fechou com 23 pontos, oito ressaltos e cinco assistências. Do banco, Fred VanVleet trouxe 15 pontos.
Nos forasteiros, ainda desfalcados de Kevin Durant, o MVP das últimas duas finais, Stephen Curry foi, de longe, o melhor, com 34 pontos - sexto jogo consecutivo com 30 ou mais nos play-offs - e 100 por cento nos lances livres (14 em 14).
Draymond Green, com o quinto triplo-duplo nos play-offs (10 pontos, 10 ressaltos e 10 assistências), e Klay Thompson, com 21 pontos, foram os principais ajudantes de Curry, enquanto DeMarcus Cousins regressou, mas claramente longe da melhor condição física (três pontos em oito minutos).
O encontro começou equilibrado, mas os Raptors estiveram quase sempre na frente, chegando a sete pontos à maior (18-11) e fechando o primeiro período a vencer por quatro (25-21).
No segundo período, os Warriors conseguiram passar, por instantes, para a frente (40-41), mas a parte final da primeira parte pertenceu ao conjunto local, que chegou ao intervalo com mais 10 pontos (59-49), com 14 de Gasol e 12 de Siakam.
Após o intervalo, nada mudou de relevante, com os canadianos, liderados pelo camaronês, a manterem-se no comando do marcador, numa vantagem que chegou a encurtar para quatro (83-79), para se fixar em sete (88-81) no final do terceiro parcial.
No início do quarto, os Warriors lograram colocar-se a uma posse de bola (90-87), mas os Raptors responderam com um parcial de 10-1 e passaram a liderar por 12 pontos (100-88), controlando, depois, a vantagem até final.
A final, disputada à melhor de sete encontros, prossegue no domingo, de novo em Toronto, desconhecendo-se, para já, se Kevin Durant poderá reaparecer nos Warriors.
