Portugal ficou integrado no grupo D da pré-qualificação para o Mundial de basquetebol de 2019.
Corpo do artigo
Portugal ficou integrado no grupo D da pré-qualificação para o Mundial de basquetebol de 2019, ciclo que se disputa entre 2 e 19 de agosto do próximo ano, em sistema de poule. O sorteio hoje realizado em Praga ditou que a seleção nacional terá como opositores as congéneres da Bulgária e da Bielorrússia.
Apuram-se para a fase seguinte, que arranca em outubro de 2018, os dois primeiros classificados de cada grupo, os quais irão juntar-se aos 24 países europeus já qualificados, somando um total de 32 participantes na próxima fase de qualificação
Trata-se de um novo modelo de competição da FIBA Mundial e que também resulta do facto de as fases finais do Eurobasket passarem a disputar-se, a partir de 2017, de quatro em quatro anos.
Este novo figurino coloca em competição um total de 140 países, divididos pelas quatro regiões, com a Oceânia a estar integrada na Ásia.
Qualificam-se para a fase final do Mundial, que se disputa entre 31 de agosto e 15 de setembro de 2019, na China, 32 países, assim distribuídos por regiões: 12 pela Europa, sete pela Ásia (inclui a Oceânia), sete pelas Américas e cinco pela África, além do país organizador, a China.
Recorde-se que os Estados Unidos são ao atuais detentores do troféu, conquistado na edição de 2014, no Mundial realizado em Espanha.
Eis os quatro grupos de pré-qualificação do Mundial de 2019:
- Grupo A: Eslováquia, Suécia, Bósnia e Arménia.
- Grupo B: Albânia, Áustria e Holanda.
- Grupo C: Kosovo, Macedónia e Estónia.
- Grupo D: Portugal, Bulgária e Bielorrússia.