Piloto português da RNF Aprilia foi 17º classificado na corrida sprint do GP da Tailândia
Corpo do artigo
Miguel Oliveira (Aprilia) foi 17.º classificado na corrida sprint do Grande Prémio da Tailândia de MotoGP, em que o espanhol Jorge Martin (Ducati) recuperou nove pontos na luta pelo título.
Oliveira, que partiu da 20.ª posição da grelha, cortou a meta a 17,753 segundos de Martin, com o sul-africano Brad Binder (KTM) a terminar na segunda posição, a 0,933 segundos, com o italiano Luca Marini (Ducati) em terceiro, a 1,841 segundos.
O piloto luso teve um bom arranque, chegou ao 16.º posto mas, depois, acabou por baixar ao 20.º lugar novamente.
Até final, Miguel Oliveira encetou nova recuperação, terminando na 17.ª posição, ainda que fora dos lugares pontuáveis (os nove primeiros).
Jorge Martin, que largou da ‘pole position’, viu Luca Marini arrancar como um foguete e colocar-se a par ainda na reta da meta mas uma travagem mais agressiva permitiu ao piloto espanhol segurar o comando e partir para uma vitória tranquila.
No entanto, depois de ter uma vantagem de cerca de três segundos, foi perdendo andamento nas últimas voltas, vencendo com uma vantagem inferior a um segundo.
Este triunfo permitiu ao madrileno recuperar nove dos 27 pontos de atraso para o líder do campeonato, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que foi apenas sétimo, depois de ter chegado a ser nono classificado durante a corrida.
Bagnaia tem sentido dificuldades ao longo de todo o fim de semana e qualificou-se no sexto lugar.
O italiano manteve o comando do campeonato mas, agora, com 18 pontos de vantagem, quando faltam disputar quatro corridas principais e três sprints, o que equivale a 136 pontos ainda em disputa.
Martin somou a sétima vitória em corridas sprint este ano (contra quatro de Bagnaia). Já o italiano tem seis triunfos em provas principais, contra os três do madrileno da Pramac.
O GP da Tailândia é a 17.ª ronda do campeonato e no domingo disputa-se a corrida principal.