Nova equipa do português poderá anunciar a dupla de pilotos este fim de semana, na Áustria, pois o segredo já deixou de o ser
Corpo do artigo
Miguel Oliveira terá finalizado há algumas semanas o acordo com a Pramac-Ducati para as próximas épocas e a equipa pode entretanto ter fechado com Jack Miller como segundo piloto, depois de ter equacionado um jovem. A principal satélite da Ducati, campeã mundial por equipas na época passada e atualmente a liderar o MotoGP com Jorge Martin, vai passar a ser associada da Yamaha, trocará de pilotos e a opção foi por uma dupla experiente e, por sinal, amiga.
O português da Trackhouse-Aprilia, que esta sexta-feira inicia o Grande Prémio da Áustria, foi cedo a primeira opção, pois era há muito cobiçado pela Yamaha, que tem um papel decisivo nas escolhas. “Os pilotos são selecionados em colaboração com a Yamaha. Tal como era com a Ducati, os pilotos terão contrato direto com a fábrica. Funcionará da mesma forma”, contou Gino Borsoi, manager da Pramac, em entrevista à “Speedweek”.
A ideia inicial, depois de garantido Oliveira, era colocar um novato como segundo piloto, mas as pressões para manter Jack Miller no MotoGP, pois os organizadores do campeonato que consideram importante existir um australiano, sobretudo tendo potenciais patrocinadores, como é o caso, foram mais fortes. “A filosofia da equipa é semelhante ao papel que tivemos na Ducati: desenvolver pilotos. Mas agora estamos numa situação diferente. A fórmula para alcançar resultados no menor tempo possível é selecionar pilotos que tenham experiência no MotoGP e já rodaram em motos diferentes”, contou Borsoi, num verdadeiro perfil dos dois escolhidos: Oliveira conhece a KTM e a Aprilia; Miller, que até já foi piloto da Pramac, passou por Honda, Ducati e KTM.
Como existe uma boa relação entre os dois pilotos, a dúvida atual é apenas uma: serão apresentados já no Red Bull Ring, ou irão esperar mais umas semanas?