Francês e antigo ciclista, Portal tinha 40 anos, tendo trocado a bicicleta pelo carro de apoio em 2011 na Sky, agora denominada Ineos
Corpo do artigo
Nicolas Portal faleceu esta terça-feira, aos 40 anos, vítima de paragem cardíaca. Antigo ciclista, Portal obteve apenas um triunfo enquanto profissional, tendo-se destacado, pelo contrário, na direção desportiva da mais poderosa equipa mundial de grandes voltas desta década, a britânica Sky, que entretanto passou a chamar-se Ineos.
Portal tinha antecedentes de problemas cardíacos, tendo perdido praticamente toda a sua penúltima temporada em cima da bicicleta, a de 2009, devido a uma arritmia cardíaca. Com ele a definir a tática e no principal carro de apoio da equipa, Chris Froome conseguiu as vitórias mais importantes do seu palmarés, nomeadamente as quatro na Volta a França, assim como a Vuelta de 2017 e o Giro de 2018. Era igualmente Portal o responsável técnico quando Geraint Thomas conquistou o Tour em 2018 e Egan Bernal em 2019.
Enquanto corredor, Portal vestiu as camisolas da francesa AG2R, da Caisse d'Épargne (sponsor francês mas estrutura espanhola) e da Sky, onde esteve no ano de 2010, antes de passar a diretor desportivo.