O judoca paralímpico português Miguel Vieira terminou hoje no quinto lugar o torneio de -60 kg dos Campeonatos do Mundo da Federação Internacional de Desportos para Cegos (IBSA), que decorrem em Baku, no Azerbaijão.
Corpo do artigo
Miguel Vieira (J1), vice-campeão europeu, estreou-se na segunda ronda, afastando o argelino Faical Chebieb, por wazari, perdendo depois nos quartos de final com o brasileiro Elielton Oliveira, também por wazari.
Na repescagem, o português, que marcou presença nos Jogos Paralímpicos Rio'2016, regressou aos triunfos e garantiu um lugar no bloco de finais ao eliminar o argentino David Goméz, por ippon, sendo depois derrotado na luta pelo bronze pelo venezuelano Marcos Blanco.
Na competição de -73 kg J1, Djibrilo Iafa, que representou Portugal nos Jogos Tóquio'2020, venceu o azeri Amil Aliyev na ronda inaugural, sendo depois derrotado nos oitavos de final pelo italiano Dong Dong Camanni, e terminando na nona posição.
Ruben Gonçalves (J2) foi afastado na primeira ronda, cedendo por ippon no combate com o azeri Huseyn Rahimli.
Os Mundiais IBSA, que decorrem até quarta-feira, juntam 241 judocas, entre os quais três portugueses, em representação de 41 países.
No judo adaptado, os atletas competem divididos por categoria de peso, independentemente do grau de visão.