Nos próximos dias 23, 24 e 25 de abril, as Piscinas Municipais da Mealhada serão palco da final 8 masculina e final 4 feminina da Taça de Portugal, aquela que é, a par do campeonato da 1.ª Divisão, a mais importante competição do calendário nacional.
Corpo do artigo
As finais realizam-se no dia 25 de abril, segunda-feira, às 14h00 (feminino) e 16h00 (masculino).
Naval Povoense, Fluvial Portuense, Sporting, CDUP, Desportiva Oeiras, SSCMP-Paredes, Coral e Algés disputam a partir de sábado (11.30) o troféu masculino, conquistado na época passada pelo SSCMP-Paredes.
A equipa do Vale do Sousa bateu na final o CDUP, por 14-5, em Santa Maria de Lamas somando, assim, na época de 2014/2015 a Taça de Portugal ao titulo de nacional da 1.ª Divisão e a Supertaça Carlos Meinêdo.
No histórico da competição, que se realiza desde 1985, os universitários do CDUP, um clube pioneiro da modalidade, soma no seu currículo seis Taças de Portugal, numa competição em que o Salgueiros lidera com mais troféus (14).
Na competição feminina, Algés, Amarantus, Benfica (detentor do troféu) e Fluvial Portuense começam domingo (11.30) a disputar a fase final.
O polo aquático foi o primeiro desporto coletivo praticado por equipas a integrar uma edição dos jogos olímpicos ao fazer parte do programa da segunda edição, em Paris 1900. O torneio feminino foi introduzido cem anos depois durante os Jogos Olímpicos de 2000 em Sidney.