O português Sergiu Oleinic (- 66 kg) pode conquistar esta quinta-feira uma medalha de bronze nos Europeus de judo, em Kazan, na Rússia, depois de ter vencido dois combates e perdido um, que o relegou para a repescagem.
Corpo do artigo
No primeiro dia dos Europeus, Sergiu Oleinic foi quem, dos seis judocas lusos em ação no dia estreia, teve melhores resultados e é o único que ainda pode subir ao pódio.
O judoca do Sporting, virtualmente qualificado para os Jogos Olímpicos do Rio2016 e que procura a sua primeira medalha num Europeu - já foi quinto e sétimo -, começou por vencer o polaco Aleksander Beta (ippon) e o sérvio Marko Vukicevic (yuko).
Na decisão do grupo D, de acesso às meias-finais, Oleinic viu-se cedo com uma desvantagem de yuko para o esloveno Adrian Gomboc, e não foi capaz de inverter o combate, apesar dos três castigos (shidos) ao seu adversário.
Na repescagem, o judoca vai defrontar o italiano Fabio Basile, um adversário atrás de si no 'ranking' mundial e olímpico. O português é 19.º no apuramento e 23.º do mundo, enquanto o italiano é 36.º e 42.º, respetivamente.
Caso vença, Oleinic vai então lutar pela medalha de bronze com um dos judocas derrotado nos combates das meias-finais.
Nos outros desempenhos do dia, a também virtualmente qualificada Joana Ramos, a competir nos -52 kg, foi afastada ao segundo combate, no qual perdeu com a israelita Roni Schwartz, que chegou a ter uma desvantagem de três castigos, por yuko.
Joana Ramos ainda fez dois combates (uma vitória e uma derrota), bem como Nuno Carvalho (-60 kg), enquanto Gonçalo Mansinho (-60 kg), Joana Diogo (-48 kg) e André Soares (-66 kg) perderam logo nos combates de estreia.
Nestes Europeus, sem os lesionados Telma Monteiro, Célio Dias e Jorge Fonseca, Portugal procura melhorar as possibilidades de outros judocas no que diz respeito às 'contas olímpicas' e quando já tem cinco atletas virtualmente qualificados.
Hoje a participação do dia fica encerrada com Oleinic, mas no sábado competem André Alves e Nuno Saraiva (-73 kg), Diogo Lima e Carlos Luz (-81 kg) e Ana Cachola (-63 kg), e no domingo Yahima Ramirez (-78 kg) e Tiago Rodrigues (-90 kg).