Max Verstappen mais perto de uma corrida de suspensão: "Tinha visto no simulador, não na Fórmula 1"
A Red Bull mostra-se incapaz de bater os dois McLaren
Corpo do artigo
O Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1 terminou da pior forma para Max Verstappen. O piloto da Red Bull saiu de Barcelona apenas com um ponto, envolto em polémica e penalizado com dez segundos por um incidente com George Russell. Mas mais grave do que o resultado foi o alerta que agora paira sobre o seu futuro imediato no Mundial: o neerlandês soma oito pontos na superlicença e está a quatro de uma suspensão automática.
O episódio que manchou o fim de semana começou com a entrada do safety car, após a avaria no carro de Kimi Antonelli. A Red Bull, limitada na escolha de compostos, colocou pneus duros no carro de Verstappen para a fase final da corrida – uma decisão que se revelou desastrosa. Sem temperatura nos pneus e sem ritmo, Max quase perdeu o controlo na última curva antes de nova partida, o que permitiu a aproximação de Leclerc e Russell.
Na primeira curva, Leclerc ultrapassou-o. Russell atacou por dentro e Verstappen, saindo largo pela escapatória, regressou à pista em vantagem. A equipa ordenou-lhe que cedesse a posição, mas o gesto foi fugaz: ao fazê-lo na curva 4, Verstappen rapidamente voltou à carga e colidiu com o britânico da Mercedes logo a seguir. Não houve qualquer tentativa visível de evitar o contacto, o que levantou suspeitas entre os comissários e poderá custar-lhe caro.
"Fiquei tão surpreendido como vocês. Já tinha visto este tipo de manobras em jogos de simulador e no karting, mas nunca na F1. Acabámos por conseguir o quarto posto e ele o 10º. Não sei realmente o que lhe passou pela cabeça. Pareceu-me deliberado no momento, por isso foi surpreendente", disse George Russell.
Questionado sobre a intenção na manobra, Max respondeu com ironia e impaciência: “Interessa?”, recusando alimentar a polémica. “Prefiro falar sobre a corrida em vez de um momento isolado”, atirou. Mas nem a corrida serviu de consolo. “Sim, [as hipóteses de título] foram afectadas, se é que ainda tenho alguma. Penso que somos demasiado lentos para lutar pelo título. Isso ficou claro novamente hoje”, lamentou. Sobre a estratégia, explicou: “Tentámos fazer a corrida com três paragens e até correu bem, mas o desgaste dos pneus foi muito. Com o safety car no fim e os pneus já gastos, voltámos com duros, que não eram os ideais. Quando faltam seis voltas e todos vão a fundo, os duros não servem.”
A FIA aplicou uma penalização de dez segundos e se considerar que a manobra foi intencional ou antidesportiva, poderá agravar a sanção. Com oito pontos na superlicença, Verstappen está perigosamente perto do limite de 12 que implica uma corrida de suspensão.