Maria Martins abandou Giro: "Estou a precisar mesmo de um período de descanso"
Portuguesa desistiu da Volta a Itália feminina esta segunda-feira.
Corpo do artigo
A quarta etapa do Giro Donne ficou marcada pelo abandono da portuguesa Maria Martins (Fenix-Deceuninck), reduzindo a participação lusa a Beatriz Pereira (Bizkaia Durango), campeã nacional de fundo e contrarrelógio do escalão sub-23 (150.º na etapa e 149.ª na geral).
Tata já tinha sentido muitas dificuldades para cumprir o percurso montanhoso da segunda etapa, terminando a mais de 22 minutos de Van Vleuten, da Movistar. Apesar de fazer top-20 na terceira etapa, a condição física não permitiu concluir o primeiro Giro da carreira, algo que até já estava previsto.
"Já era algo que estava meio planeado fazermos. Principalmente pelo facto de eu ainda ter de fazer um período de descanso antes dos Mundiais. Por isso, decidimos levar as coisas dia a dia até à etapa 3, aquela onde poderia ter a minha oportunidade. A partir daí, simplesmente era ver como me sentia. Alinhei hoje e tentei ver se podia fazer alguma coisa, mas o percurso era exigente. Então, a 30 km da meta, decidimos que não valia a pena continuar porque não ia alinhar na etapa 5 de qualquer das formas. Estou a precisar mesmo de um período de descanso. Foi uma decisão sensata. Tenho os Mundiais de Pista, que são importantes para a qualificação dos Jogos Olímpicos", afirmou a O JOGO.