Discussão ao sprint consagrou o alemão
Corpo do artigo
Marcel Kittel foi o vencedor da etapa de abertura da Volta ao Algarve, que arrancou hoje com a ligação de 163 quilómetros entre Lagos e Albufeira. O homem da Etixx-QuickStep foi o mais rápido na discussão ao sprint e bateu André Greipe, da Lotto Soudal. O primeiro português a aparecer na classificação é Tiago Machado, em sétimo lugar, com o mesmo tempo de Kittel.
Etapa foi marcada por uma fuga desde cedo. Logo ao km8 o trio Domingos Gonçalves (Caja Rural-Seguros RGA), Alexandr Kolobnev (Gazprom-RusVelo) e Kamil Gradek (Verva ActiveJet) lançou-se na frente e em poucos quilómetros os ciclistas ganharam mais de quatro minutos de vantagem para o pelotão e foi daqui que saiu a primeira camisola do dia, a Camisola Azul Liberty Seguros, com Gradek a vencer a primeira meta de montanha, de quarta categoria, ao km34. O polaco acabou por vencer também as duas metas volantes desta etapa, ao km81 e km146.
Sensivelmente a meio da etapa, o pelotão organizou-se para anular a fuga deste trio, cuja vantagem chegou aos oito minutos, com a LA Alumínios-Antarte, Lotto Soudal e Etixx-QuickStep a revezarem-se nos esforços para anular essa diferença. O trio viria a ser alcançado a menos de 10 quilómetros da chegada a Albufeira.
Os últimos quilómetros da etapa tiveram ainda algumas quedas.