"Mantemos a ideia de voltar a ser campeões, estamos a passar etapas até lá chegar"
Clube de Braga, o terceiro mais titulado em Portugal, quer manter caminho ascendente rumo ao topo e tem como meta imediata a fase de grupos na Liga Europeia
Corpo do artigo
É num Pavilhão Flávio Sá Leite velhinho e carenciado de obras de requalificação como nunca que o ABC trabalha para a nova temporada. O primeiro troféu é a tradicional Supertaça, que no andebol se disputa a quatro no próximo fim de semana - e não num jogo só, entre campeão e vencedor da Taça de Portugal -, sendo os minhotos um dos clubes envolvidos.
No fim de semana disputa-se a Supertaça, prova de abertura da temporada do andebol português. Há um clássico entre FC Porto e Benfica e o ABC defronta o Sporting. Minhotos têm dois objetivos para o jogo.
“É uma competição importante, um momento importante de preparação da nossa época, uma vez que na semana seguinte iniciamos a luta europeia”, diz Filipe Magalhães a O JOGO. “Vamos com a intenção de ganhar, cientes do momento. Não vamos abdicar de ganhar, esta semana estamos a preparar esse jogo contra o Sporting, mas é um momento de competição importante e de preparação para o play-off da Liga Europeia [receção ao Ademar Leon, dia 31]”, refere o técnico.
“Estamos a preparar o jogo contra o Sporting, mas é um momento de competição importante e de preparação para o play-off da Liga Europeia”
Estando a começar a terceira campanha completa à frente do ABC, depois de ter entrado à 12.ª jornada de 2021/22, a 4 de dezembro, com uma vitória em casa sobre o Póvoa Andebol (25-21), Filipe Magalhães olha para o novo plantel com satisfação. “Está mais homogéneo, com mais soluções. Claro que não é fácil colmatar a saída do Pannda, que é um jogador diferenciado, com uma capacidade de remate exterior extraordinária, mas conseguimos contratar os jogadores que queríamos, em que acreditamos e que se encaixam no modelo que queremos implementar no ABC”, sustenta, argumentando que “os objetivos são os mesmos”. E explica: “Uma vez que o modelo competitivo do campeonato se vai manter, o primeiro objetivo passa por entrar no Grupo A e fechar de imediato a ida às competições europeias. Depois, queremos continuar a morder os calcanhares aos três grandes do futebol”.
“Mantemos a ideia de voltar a ser campeões, estamos a passar etapas até lá podermos chegar”
Treze campeonatos, 12 Taças de Portugal, sete Supertaças e uma Taça Challenge fazem do ABC, com 33 troféus, o terceiro emblema mais titulado do andebol português. “Mantemos a ideia de voltar a ser campeões, estamos a passar etapas até lá podermos chegar”, rematou o treinador bracarense de 37 anos.
“Podemos chegar ao terceiro lugar”
Sendo objetivo do ABC chegar ao quarto lugar - com Magalhães os academistas ficaram em nono (21/22), quarto (22/23) e quarto (23/24) -, subir mais um pouco não é colocado de parte pelo treinador.
“Sentimos que no ano passado podíamos ter feito algo mais e chegar à última jornada a disputar o terceiro lugar com o Benfica. Ganhamos o jogo com eles, mas já não deu. Achamos que temos condições para isso, apesar das diferenças para o topo da classificação”, assume.
“Reconhecendo que o Sporting parte em vantagem e que o FC Porto continua com um nível altíssimo, não tiro o Benfica da luta. Mas, se já conseguimos ganhar ao FC Porto [fase regular da época passada] e ao Benfica [fase final], acredito que também podemos vencer o Sporting”, conclui.