Leões regressam na próxima temporada, após 23 anos de ausência, escolhendo um técnico que já foi campeão nacional, angolano e africano
Corpo do artigo
Luís Magalhães, de 60 anos, foi o escolhido para treinar o Sporting na próxima temporada, a que marcará o regresso dos leões ao basquetebol sénior masculino após 24 anos de ausência. A contratação acaba de ser oficializada esta terça-feira, na Sporting TV.
Com a intenção de lutar por títulos desde a primeira hora, como aconteceu com o voleibol, o emblema de Alvalade aposta assim num dos técnicos nacionais com melhor currículo, mas que já não estava no ativo desde 2015, ano em que treinou a seleção de Cabo Verde.
Antes do percurso lá fora, Magalhães sagrou-se campeão nacional três vezes pela Portugal Telecom (de 2001 a 2003), uma pelo FC Porto (2004) e duas vezes pela Ovarense (1988 e 2007), rumando depois a Angola.
Aí, entre 2008 e 2011, o português ganhou tudo o que havia para ganhar: foi campeão angolano e africano com o 1.º de Agosto, orientando ainda a seleção que alcançou o Afrobasket de 2009. Em 2012/13, ainda liderou o Recreativo do Libolo.
Promessa de Frederico Varandas durante a corrida à presidência, o Sporting volta ao escalão máximo após a aprovação dos clubes que integram a presente edição da Liga Portuguesa numa reunião, em novembro, sendo o próximo passo formar um plantel competitivo.