Lewis Hamilton sai na "pole position" no Mónaco em dia de desastre para a Ferrari
É a segunda vez que o britânico sai na frente esta época
Corpo do artigo
Lewis Hamilton (Mercedes) arrecadou este sábado a "pole position" para o Grande Prémio do Mónaco, a sexta corrida do calendário de Fórmula 1. O britânico garantiu o primeiro lugar da grelha mesmo a fechar, num dia desastroso para a Ferrari, em que Sebastian Vettel se acidentou e Charles Leclerc não passou da qualificação 1.
Hamilton teve como volta mais rápida 1m10,166s, menos 0,086s do que o colega Valtteri Bottas, sendo esta a sua primeira "pole" desde o Grande Prémio da Austrália, num fim de semana em que o Mercedes corre com um halo vermelho, em homenagem a Niki Lauda.
Max Verstappen (Red Bull) foi o terceiro mais rápido, seguido de Sebastian Vettel (Ferrari), um dos protagonistas de uma jornada desastrosa para a equipa italiana. O alemão acidentou-se na terceira sessão de treinos livres e passou à tangente à qualificação 2, em prejuízo do colega Leclerc.
Entre a pesagem e os preparativos, o jovem não saiu para pista na última saída prevista, pois a equipa pensaria que estava qualificado, mas foi relegado para a 16.ª posição da grelha, um desempenho desanimador para alguém que está a correr em casa.
No final, o monesgasco não escondeu a frustração: "Perguntei se tinham certeza (de que estávamos dentro), ao que me responderam que achavam que sim. Eu achava que não, e que deveria voltar à pista, mas não obtive resposta. Não tenho ainda nenhuma explicação detalhada. É uma situação muito difícil de engolir. Preciso de explicações."
1132288588094353412
10934744