Lando Norris: "Verstappen merece mais do que qualquer um. Não tem fraquezas"
Lando Norris admitiu que o neerlandês está a fazer uma temporada acima dos restantes
Corpo do artigo
Largando da quinta posição da grelha de Las Vegas, Max Verstappen manteve-se à frente do único rival na luta pelo título, Lando Norris, vencendo o tetracampeonato mundial de Fórmula 1.
Com a particularidade de este GP se ter disputado no sábado em Las Vegas (22h00 horas locais), nos Estados Unidos, mas já manhã cedo em Portugal (6h00), a McLaren nunca se conseguiu adaptar às temperaturas mais baixas da noite do deserto, fenómeno que afetou também a Ferrari, mas que potenciou as qualidades dos Mercedes.
Lewis Hamilton, que largou do 10.º lugar, viria a ascender ao segundo posto, atrás do seu companheiro de equipa, George Russell, que largara da "pole position".
Verstappen chegou a rodar na segunda posição, atrás de Russell, mas viu-se prejudicado pela paragem de Hamilton, optando por não dar luta aos dois Ferrari na parte final da corrida, pois o objetivo era terminar na frente de Norris.
A corrida teve poucos incidentes, não obrigando à intervenção do "safety car", apesar de ser um circuito citadino e propenso a acidentes.
Esta foi a terceira vitória da carreira de Russell, segunda da temporada, depois de ter ganho na Áustria este ano e no Brasil em 2022.
“Vegas é um local louco, louco. Nem consigo descrevê-lo. ‘Pole position’, dobradinha, não podia pedir mais. Esperava que acontecesse alguma coisa porque já tinha duas ‘poles’ e havia sempre alguma coisa, como a chuva no Brasil”, exultou o vencedor.
Verstappen acabou cumprimentado publicamente pelos adversários, sobretudo os mais veteranos, como Fernando Alonso ou Lewis Hamilton, pela forma madura como conquistou o título.
O próprio Lando Norris admitiu que o neerlandês está a fazer uma temporada acima dos restantes.
“Ele mereceu vencer, fez uma melhor temporada do que eu. Merece mais do que qualquer um. Não tem fraquezas. Quando tem o melhor carro, domina e, mesmo quando não tem, está sempre lá na luta e faz a vida difícil a toda a gente”, destacou.
Max Verstappen igualou os feitos do brasileiro Nelson Piquet (1981) e do finlandês Keke Rosberg (1982), que também tinham festejado o título em Las Vegas.
Com estes resultados, o neerlandês chegou aos 403 pontos, mais 63 do que Norris, que tem 340, quando estão apenas 60 em jogo nas duas corridas que faltam disputar (Catar e Abu Dhabi). Charles Leclerc (Ferrari), que hoje foi quarto, está na terceira posição, com 319.
Por atribuir está, ainda, o Mundial de Construtores, que tem a McLaren a liderar, com 608 pontos, contra os 584 da Ferrari e os 555 da Red Bull.
Na próxima semana, realiza-se o GP do Catar, o penúltimo da temporada.