Os técnicos Jorge Braz e Pedro Palas receberam a medalha municipal de mérito grau ouro.
Corpo do artigo
Jorge Braz, natural de Trás-os-Montes, fez formação e integrou o plantel principal do Chaves nas épocas de 1991/92 e 1993/94, clube do qual é sócio, e Pedro Palas nasceu em Chaves.
"Hoje [domingo] é um dia difícil, bem mais difícil do que a palestra de há 15 dias aquando da final do campeonato europeu, porque considero esta cidade a minha, mesmo não tendo cá nascido, mas foi aqui que iniciei o meu percurso desportivo, vim para Chaves porque era em Chaves que existia a opção desporto, área que eu queria seguir", disse, visivelmente emocionado, para uma plateia onde estavam familiares e amigos.
Apesar de ter nascido no Canadá, o técnico frisou que é transmontano com "muito orgulho", estando "honestamente" agradecido pela distinção por parte do Município de Chaves.
O facto de ser de "atrás das pedras", como diz fazer questão de referir aos seus jogadores, nunca o impediu de ser ambicioso e de querer alcançar algo, lembrando que o país é demasiado pequeno e que Trás-os-Montes não está "assim tão longe" de tudo.
"Sempre disse que mais tarde ou mais cedo iríamos ser reconhecidos e acredito que mais feitos virão no futuro", vincou.
O adjunto Pedro Palas reforçou que o dia 10 de fevereiro de 2018 vai ficar para a história do futsal, algo que já ninguém lhes tira.
"Esperamos que venham mais glórias", afirmou, dizendo estar "extremamente orgulhoso" por ser agraciado pelo seu município.
Já o presidente da câmara, Nuno Vaz, ressalvou que toda a nação está reconhecida, sobretudo quem nasceu de "atrás das pedras".
"Quero agradecer aquilo que provocaram em nós, o sentimento de orgulho que nos causaram, a elevação de autoestima que conseguiram e o terem tornado possível o impossível", adiantou.
Nuno Vaz considerou que Portugal se sagrou campeão europeu em futsal graças à "tenacidade, vontade e liderança" dos agraciados e do empenho de todo o coletivo.
Esta homenagem aconteceu minutos antes da receção do Chaves ao Estoril, no qual Jorge Braz deu simbolicamente o pontapé de saída do encontro, a contar para a 24.ª jornada da I Liga.
O clube presenteou ainda os técnicos com camisolas oficiais personalizadas.