Piloto da Yamaha passou para a frente pouco depois do reabastecimento e obteve o seu nono êxito na prova, subindo a quarto da geral.
Corpo do artigo
Hélder Rodrigues venceu a 11ª etapa do Rali Dakar, com 481 km entre San Juan e Villa Carlos Paz, na Argentina, depois de um dia ao ataque.
O piloto português, sendo o quarto a partir, fez a primeira metade da etapa mais longa em tempos muito próximos de Pablo Quintanilla e Kevin Benavides, para depois do reabastecimento se tornar nitidamente o mais rápido e não dar hipóteses a Toby Price, o australiano que lidera a corrida das motos e também fez um bom final.
Foi a segunda vitória portuguesa neste Dakar, depois do triunfo de Paulo Gonçalves na quarta tirada, e a nona na carreira de Hélder Rodrigues, o piloto nacional com mais êxitos na maior corrida mundial de todo-o-terreno.
Na classificação geral, o piloto da Yamaha superou Antoine Meo, que teve problemas e perdeu 38 minutos, e Kevin Benavides, subindo de sexto a quarto, tendo ficado a apenas 1m19s do terceiro lugar de Pablo Quintanilla.
Amanhã, com apenas 180 km cronometrados até Rosário, será difícil a Hélder Rodrigues ainda subir a um lugar no pódio.
Registe-se que Mário Patrão foi décimo na etapa e poderá ter subido ao 13.º lugar da geral, a sua melhor classificação de sempre.