O britânico não venceu em Silverstone, mas subiu pela 155.ª vez ao pódio e continua na senda dos recordes
Corpo do artigo
No dia em que Max Verstappen (Red Bull) conquistou a nona vitória da carreira, ultrapassando o pai, Jos, em número de grandes prémios disputados na Fórmula 1 (106), Lewis Hamilton (Mercedes), com o seu segundo lugar em Silverstone, igualou o recorde de 155 pódios do alemão Michael Schumacher.
"Foi um desafio enorme. Não conseguimos o resultado que queríamos, mas adorei a luta. Tenho muito a aprender com esta corrida e estou muito grato a esta equipa por nunca desistir seja em que circunstâncias for", escreveu Lewis Hamilton nas redes sociais, depois de uma corrida em que a Mercedes teve problemas com a sua estratégia relativamente aos pneus e que Valtteri Botta (3.º) criticou, afirmando: "Como equipa estivemos a dormir."
Sobre a corrida que não conseguiu vencer, Hamilton, referiu: "Foi inesperado ter problemas de pneus desta forma. Mas estou agradecido por ter conseguido terminar. Nunca tínhamos tido isto. A cada fim de semana aumentam as pressões dos pneus, de tal forma que parecem balões."
Quanto a 2020, em que quer igualar os sete títulos mundiais de Schumacher e bater o recorde de vitórias - soma 87 contra 91 de Schumi - , Hamilton afirmou: "Trocava de bom grado o sétimo título se isso significasse mais diversidade na Fórmula 1." O piloto, ativo na luta contra o racismo, defende que "apenas ganhas corridas e títulos já não chega" e concluiu: "Ganhar campeonatos é fantástico, e claro que vou lutar até ao limite, mas sou o único piloto negro aqui. Quero olhar para trás e dizer que ganhei campeonatos, mas que também fiz parte da mudança."
O piloto da Mercedes tem agora 107 pontos contra 77 de Verstappen, que destronou Bottas na segunda posição do Mundial. O finlandês tem agora 73.
A próxima corrida é o Grande Prémio de Espanha, em Barcelona, no próximo domingo.
12506608