Sprinter italiano irá pedalar pela primeira vez em Portugal a 14 de abril, entre perto de mil entusiastas
Corpo do artigo
O maior sprinter da história - 163 vitórias, tantas como Mark Cavendish, mas possuindo mais em Grandes Voltas (57) - vai, no próximo dia 14 de abril, ser a “superestrela” do terceiro Granfondo Porto Gaia, tendo acertado com a organização que cumprirá a distância maior, os 156,5 km com passagem por Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca e Santa Maria da Feira - o Mediofondo terá 108,5 km e o Minifondo percorre 54,5 km.
“Super Mario” terminou a carreira em 2008, mas aos 57 anos conserva a boa forma, pois continua a pedalar com frequência, promovendo a sua marca de bicicletas, a Cipollini. “Ele fará a prova maior e esta será a primeira vez que vai pedalar em Portugal", destacou Cândido Barbosa, diretor da organização.
O Granfondo Porto-Gaia, que foi ontem apresentado no Museu Nacional Soares dos Reis, recordando que este tem nas suas traseiras o antigo Velódromo Maria Amélia, contou com Miguel Indurain na primeira edição e Alejandro Valverde na segunda, tendo Cipollini, o terceiro convidado, também uma história com ligações a Cândido Barbosa.
“O meu ídolo foi o Indurain, o 'Super Mario' não era propriamente o meu tipo de sprinter, mas admirava a organização dos comboios de sprint que ele formou na Saeco. Cheguei a defrontá-lo, quando estava na Banesto, percebi como aquilo era fantástico e estudei a forma como ele preparava as chegadas, que era inovadora”, contou o português que festejou 123 vitórias, 67 delas internacionais.
Entre as duas margens do rio Douro, o italiano terá dia 14 várias subidas e um desafio a fechar. “O percurso terá um final diferente, atravessando a Ponte D. Luís do Porto para Gaia e subindo até ao quartel da Serra do Pilar, onde estará instalada a meta”, explicou Cândido Barbosa.
As inscrições estão abertas até 10 de abril e esperam-se perto de mil entusiastas numa edição que voltará a ter animação na tarde de sábado, com a competição para jovens na Serra do Pilar. Cipollini estará presente, para incentivar os futuros ciclistas, existindo mais uma novidade, a de a animação da prova se estender à escarpa da marginal de Gaia.