Prova para amadores tinha 2800 inscritos e apurava os melhores para o Mundial
Corpo do artigo
O Gran Fondo da Bélgica, prova para amadores com 140 km que consta entre as 30 das World Series da União Ciclista Internacional, terminou pouco depois da partida com uma queda coletiva que gerou um pequeno drama: 47 feridos, dos quais sete hospitalizados, um deles em estado grave, mas sem perigo de vida.
Com as 2800 inscrições esgotadas há meses, esta era a primeira edição da prova, em Les Lacs de l’Eau d’Heure, perto da fronteira com a França, e teve uma queda logo aos oito quilómetros, no pelotão da frente (o dos mais credenciados), sendo dada como terminada por falta de ambulâncias – a organização tinha contratado quatro – para atender todos os feridos.
“Alguns ciclistas começaram a empurrar-se, alguém perdeu o equilíbrio e caiu. Para o evitarem todos se moveram para a esquerda e foi aí que se deu a enorme queda. Alguns caíram sobre mim. Todos gritavam de dor e havia imensas bicicletas partidas”, contou Mathias Mensaert, um dos participantes, ao VRT.
A competição apurava os 25 melhores de cada categoria para o Mundial de Granfondo, mas apenas terminou o Mediofondo, que partira 45 minutos antes.
Portugal tem uma prova pontuável para as World Series, o Granfondo de Coimbra, que se realizou no início de março.