Meia-distância português venceu o quinto título da temporada pelo Barcelona e ainda tem mais dois para disputar
Corpo do artigo
Depois da Liga Catalã, Super Copa, Super Globe (mundial de clubes) e Copa Asobal, Gilberto Duarte conquistou a Liga Asobal ao serviço do Barcelona, somando assim o quinto título da temporada. "Estou muito feliz, voltar a ganhar uma liga nacional é um sentimento incrível", disse o algarvio este sábado a O JOGO.
Com uma campanha notável, a formação catalã domina o andebol espanhol em toda a linha e, mesmo ainda tendo a Copa do Rei para disputar, em Alicante, entre 5 e 7 de abril, é na Liga dos Campeões que está o foco de Gilberto Duarte e companhia. "A Liga dos Campeões? Sim, sim! Ainda falta a Copa do Rei, mas vencer a Champions é o grande objetivo", admitiu ainda o antigo jogador do FC Porto.
Recorde-se que Gilberto Duarte começou a jogar no Lagoa Académico Clube, de onde se transferiu para o FC Porto, ainda bastante jovem, emblema ao qual ficará para sempre ligado como um dos três verdadeiros heptacampeões nacionais - os outros são Ricardo Moreira e Hugo Laurentino. Em 2016/17 mudou-se para o Wisla Plock, da Polónia, tendo esta época assinado pelo Barcelona. Na próxima temporada o internacional português será jogador do Montpellier, campeão europeu em título, tendo o clube francês já anunciado oficialmente um contrato de três anos.
Gilberto Duarte
06/07/1990 (28 anos)
Lagoa
Lateral-esquerdo
1,96m
100kg
Lagoa Académico Clube: oito épocas
FC Porto: nove épocas
Wisla Plock (Polónia): duas épocas
Barcelona (Espanha): presente época
Em Portugal
Sete campeonatos nacionais (FC Porto)
Uma Taça da Liga (FC Porto)
Duas Supertaças (FC Porto)
Duas vezes melhor jogador do ano (FC Porto, 2011/12, 2014/15)
Em Espanha
Uma Liga Asobal (Barcelona)
Uma SuperGlobe (Barcelona)
Uma Copa Asobal (Barcelona)
Uma Super Copa (Barcelona)
Uma Liga Catalã (Barcelona)
132 internacionalizações
85 internacionalizações AA
259 golos AA
Medalha de prata no Europeu de sub-20 em 2010