Queria melhor do que o 10.º lugar no lançamento do peso dos Europeus de atletismo
Corpo do artigo
O português Francisco Belo admitiu ambicionar mais do que o 10.º lugar no lançamento do peso dos Campeonatos da Europa de atletismo Roma'2024, apesar de ter melhorando o 14.º lugar de Berlim'2018.
"Quis fazer o meu melhor na final, infelizmente condicionado por competir em dois dias seguidos, devido a algumas condicionantes físicas. Sinto que consigo e estou preparado, mas é mais difícil. No entanto, estar numa final de uns Europeus, com o peso a ficar mais difícil, com o recorde europeu, é cada vez mais estimulante e fiquei muito feliz, apesar de ambicionar sempre mais", explicou o lançador do Benfica, de 33 anos.
O atleta natural de Castelo Branco assegurou esta classificação com o seu primeiro arremesso, a 19,74 metros, encerrando a final com 19,37 e um nulo, falhando os oito primeiros lugares - todos acima dos 20 metros.
Belo, que tinha chegado à final com o oitavo lançamento da qualificação (20,18), tinha apontado como objetivos um lugar entre os oito finalistas, melhorar a marca de 2024 (20,78) e, caso possível, a abordagem ao recorde pessoal (21,28, em pista coberta).
"O objetivo é sempre melhorar. Era passar aos oito primeiros e, logo aí, não cumpri. Depois, queria chegar perto das medalhas, apesar de a competição estar mais difícil, mas dei o meu melhor. Agora, quero estar bem nos Jogos Olímpicos Paris'2024", concluiu.
O melhor resultado português no lançamento do peso masculino foi o bronze alcançado em Amesterdão'2016 por Tsanko Arnaudov, que, na capital italiana, não passou a qualificação.