Ovarense e FC Porto são os últimos apurados para a prova herdeira da Taça da Liga. Vareiros e dragões juntam-se a Benfica e Oliveirense na luta pelo troféu que se realiza em fevereiro de 2019, em Sines
Corpo do artigo
O FC Porto derrotou este sábado o CAB Madeira, por 95-70, no Funchal, numa partida da 11.ª jornada da Liga Portuguesa. Foi a quinta vitória consecutiva dos dragões no campeonato, garantindo um lugar na Taça Hugo dos Santos.
A Ovarense também se está apurada pois tem um saldo favorável (+53) face ao Lusitânia (-6) - o primeiro critério de desempate no apuramento para a prova herdeira da Taça da Liga era a diferença de pontos marcados e sofridos -, pelo que estará fechado o lote de equipas que, em fevereiro de 2019, se encontra em Sines: Benfica, Oliveirense, FC Porto e Ovarense.
Quanto ao jogo na Madeira, após uma primeira parte de elevadas percentagens para ambos os lados (acima dos 60 por cento), os comandados de Moncho López superiorizaram-se nos dois períodos seguintes, enquanto os madeirenses quebraram, não tendo grande rotação para alcançar a reviravolta.
Sasa Borovnjak (18 pontos e quatro ressaltos), Pedro Pinto (18 pontos e três assistências) e João Soares (17 pontos, cinco ressaltos e quatro assistências) destacaram-se pelos visitantes, que não utilizaram Will Sheehey, enquanto, nos anfitriões, Jyles Smith foi o mais inconformado (19 pontos e sete ressaltos).