FC Porto adianta-se ao Sporting nas meias-finais da Liga: recorde o encontro
Benfica e Ovarense disputam a outra meia-final
Corpo do artigo
Termina o primeiro jogo das meias-finais entre FC Porto e Sporting. O FC Porto fugiu na reta final e venceu por 91-81. O Sporting acabou a marcar apenas três pontos nos últimos quatro minutos, deitando a perder o esforço inicial.
Final da primeira parte no Dragão. O Sporting vai vencendo o primeiro clássico das meias-finais, por 35-45, numa vantagem que premeia a boa eficácia dos lançamentos de campo, a atitude nas tabelas e a partilha de bola (três vezes mais assistências do que os anfitriões).
FC Porto com parcial de 6-0 e sai desconto de tempo para o Sporting, a 2m21s do fim.
FC Porto aproveita falta antidesportiva de Diogo Ventura (excluído por faltas) para passar para a frente (80-78).
Triplo de Xeyrius Williams e tudo em aberto até ao fim (78-78).
Duas equipas seguem separadas por duas posses de bola, a menos de cinco minutos do fim (70-76).
Ligeiro ascendente do Sporting (67-73).
Derradeiros dez minutos do clássico.
Final do terceiro quarto. O Sporting sai para os derradeiros dez minutos na frente, por 62-65, muito mais pressionado após encaixar um parcial de 14-0 e ver o FC Porto passar para a frente (62-60).
FC Porto passa para a frente por Washpun (62-60).
Tudo empatado no clássico (60-60).
Novo tiro de Landis e as duas equipas passam a estar separadas por uma posse de bola (57-60).
FC Porto aproxima-se com triplo de Max Landis e sai desconto de tempo para o Sporting (54-60).
FC Porto tenta na longa distância, mas sem resultados práticos, mantendo-se o Sporting na frente nos dois dígitos (45-55).
Início do terceiro quarto no Dragão.
Washpun está a ser o melhor marcador azul e branco, mas acaba de desperdiçar três lances-livres. O desempenho do FC Porto nesta linha também está a ser comprometedor (35-45).
O clássico desta sexta-feira vai ser apitado por Julio Anaya (Aveiro), Diogo Martins (Braga) e Hugo Silva (Aveiro).
Nick Ward já leva 13 pontos marcados (28-36).
FC Porto continua a correr atrás do prejuízo (21-31).
Clássico no Dragão retomado.
Final do primeiro quarto, totalmente dominado pelo Sporting. Os leões lideram por 17-25.
Sporting atinge a dezena de vantagem e Fernando Sá pede desconto de tempo (12-22).
Sporting a entrar melhor (7-12).
Começa o clássico no Dragão!
Já são conhecidos os cincos iniciais. O FC Porto abre com Wes Washpun, Toney Douglas, Max Landis, Xeyrius Williams e Phil Fayne. O Sporting aposta em Cat Barber, Diogo Ventura, Jeremiah Bailey, Isaiah Armwood e Nick Ward. Nenhuma surpresa a assinalar.
As meias-finais da Liga Betclic prosseguem hoje no Dragão, com o primeiro de cinco possíveis clássicos entre FC Porto e Sporting (19h00). Dragões e leões concluíram a fase regular separados por quatro triunfos e o historial de confronto direto também favorece os comandados de Fernando Sá, vitoriosos nos últimos cinco embates contra o rival de Alvalade (quatro na presente temporada).
De resto, a formação verde e branca não vence em casa dos portistas há exatamente dois anos (91-93, no segundo jogo de “meias” do campeonato, a 23 de maio de 2023). “Já tivemos vantagens interessantes frente ao FC Porto, mas não conseguimos segurá-las. Perdas de bola, lances livres falhados, lançamentos abertos que não entram… São pormenores que fazem a diferença e que temos de corrigir”, pediu o técnico leonino, Luís Magalhães, citado pelo clube.
Apesar do favoritismo, Max Landis aguarda “um adversário duro”. “São bem treinados, jogam com agressividade e têm dois jogadores verdadeiramente talentosos, Cat Barber e Nick Ward. Vai ser difícil”, avisou aos meios portistas o atirador americano.
No arranque das "meias", o Benfica adiantou-se à Ovarense com um triunfo por 85-66.