Ex-FC Porto Mitrevski antevê duelo com Portugal: "É dos mais fáceis de preparar"

Nikola Mitrevski, à direita
Macedonian Handball Federation
Guardião da Macedónia do Norte conhece grande parte dos jogadores portugueses
Leia também Farioli, o espaço de Prpic e Alárcon e ainda Mateus Mide: "Vai desempenhar um papel importante"
O guarda-redes Nikola Mitrevski, da Macedónia do Norte, confessou este sábado que o jogo frente a Portugal, do Grupo B do Europeu, é dos mais fáceis de preparar, embora atribua o favoritismo aos lusos.
A viver a 10.ª fase final da carreira (cinco Europeus e outros tantos Mundiais), o experiente guardião, de 40 anos, falou à comunicação social portuguesa na véspera do confronto com Portugal, agendado para domingo, às 17h00 (horas de Lisboa), na Jyske Bank Boxen, em Herning, Dinamarca.
"Conhecemo-nos bem. Eu conheço-os e eles conhecem-me. Vai ser muito interessante e, do meu lado, não tenho muito para preparar, porque é dos jogos mais fáceis de preparar", começou por dizer Mitrevski, que se expressou sempre em português.
Atualmente a vestir as cores do Eurofarm Pelister, emblema do seu país natal, Mitrevski tem "as melhores recordações" de Portugal, onde representou o Benfica, entre 2015 e 2017, e o FC Porto, de 2020 a 2024, confessando que o favoritismo está do lado da seleção comandada por Paulo Jorge Pereira.
"Portugal vai entrar como favorito no jogo, mas nós também temos as nossas qualidades. Vamos tentar dar o nosso melhor e ver se no fim ganhamos para estarmos mais próximos da próxima fase", perspetivou.
Sobre as hipóteses dos heróis do mar, que venceram a Roménia na jornada inaugural (40-34), de chegarem às medalhas, o 150 vezes internacional macedónio lembrou que Portugal mostrou "muita qualidade último Mundial", pelo que "tem o direito de acreditar e de lutar para alcançar os dois ou três primeiros lugares do Europeu".
Contudo, alertou que "há sempre surpresas nas competições grandes e é preciso ter cuidado", porque basta "acontecer um jogo mau" para ficar de fora.
No domingo, a partir das 17h00 (horas de Lisboa), os "heróis do mar' defrontam a Macedónia do Norte, que perdeu com a Dinamarca (36-24), anfitriã e tetracampeã campeã mundial, adversária dos lusos na terça-feira.
A fase final da 17.ª edição do Campeonato da Europa de andebol decorre na Dinamarca (Herning), na Noruega (Oslo) e na Suécia (Kristianstad e Malmö) até 1 de fevereiro.

