"É um princípio de algo que pode vir a acontecer ou não, mas tenho boas sensações"

Paulo Jorge Pereira
AFP
Declarações após o jogo Portugal-Roménia (40-34), da primeira jornada do Grupo B do Campeonato da Europa de andebol, disputado em Herning, Dinamarca
Paulo Jorge Pereira (selecionador de Portugal): "Praticamente todas as bolas que recuperámos fizemos transição ofensiva, sempre. Foi um objetivo e uma forma de jogar que estabelecemos desde início, sobretudo quando nos vimos a ganhar por nove golos. Jogaram os 16 atletas. Quatro que nunca tinham jogado [fases finais] e estamos felizes. É um princípio de algo que pode vir a acontecer ou não, mas tenho boas sensações. O Pedro [Tonicher] esteve muito bem no torneio de Espanha e acho que algum dia pode ter alguma oportunidade. Os guarda-redes mais experientes precisam de saber que contamos com eles a 100% e não podemos andar aqui a fazer muitas mudanças em cada jogo. Sabem que contamos com eles."
Salvador Salvador (jogador de Portugal): "A melhor maneira de entrar num torneio como o Europeu é ganhar [o jogo] e ganhar confiança. Nunca é fácil mudar a mentalidade, tivemos um mês para preparar, a malta veio bem e estamos bem. O torneio em Espanha foi bastante importante. Não entrámos tão bem no jogo, começamos com 2-4, melhorámos na defesa e conseguimos recuperar umas quantas bolas que resultaram em golos fáceis."
Martim Costa (jogador de Portugal): "Já estávamos à espera que entrassem muito agressivos no jogo, ainda por cima no primeiro jogo do Europeu. Um bocado nervosos, mas passados os primeiros 10 ou 15 minutos, começámos a descolar no marcador. Foi uma vitória confortável para nós. É sempre complicado o primeiro jogo. É a ansiedade e O nervosismo, mas contentes com a vitória. Agora vamos ter um dia para descansar e preparar o jogo com a Macedónia do Norte, que nos pode garantir um lugar na Main Round, que é o principal objetivo."
Francisco Costa (jogador de Portugal): "É sempre bom começar estas competições a ganhar. Jogámos muito bem na primeira parte e na segunda não apanhamos tantas bolas na defesa, mas conseguimos manter o resultado. [Prémio de jogo] foi para o [irmão] mais bonito, mas podia ser para qualquer um. O importante é ajudar a equipa a ganhar e estamos todos de parabéns."
Miguel Neves (jogador de Portugal): "Foi quase uma estreia de sonho, porque o cartão vermelho no final veio estragar um bocadinho. Mais importante é a vitória. Saímos daqui com boas sensações, é o meu primeiro torneio internacional por Portugal e saio muito contente".

