"Europeus de canoagem? Pimenta quer lutar pelos pódios. É o que tem feito..."
Seleção na Hungria a pensar em Paris'2024 e a preparar Los Angeles'2028
Corpo do artigo
Os Europeus de canoagem, que decorrem entre quinta-feira e domingo na Hungria, servem para Portugal preparar o presente e o futuro, protagonizados por Fernando Pimenta e pelos jovens sub-23 que sonham com Los Angeles'2028.
“Apesar de ser o ano de fim de ciclo, decidimos que é um objetivo da modalidade ir fazendo a renovação da geração de ouro da canoagem portuguesa e, nesse sentido, vamos participar com uma embarcação de atletas jovens. Depois de termos estado presentes no Rio'2016 e Tóquio'2020, queremos voltar a ter um K4 olímpico masculino, algo que não foi possível para Paris'2024”, explicou à Lusa Ricardo Machado.
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem e responsável para o alto rendimento refere-se aos sub-23 Iago Bebiano, Pedro Casinha e Gustavo Gonçalves, já com vários pódios internacionais nos escalões jovens, bem como a Kevin Santos, já habitual na equipa sénior.
Sem os campeões mundiais João Ribeiro e Messias Baptista, que prescindiram dos Europeus para preparar o K2 500 metros especificamente para Paris'2024, nem Teresa Portela, igualmente com um plano personalizado para os Jogos, Fernando Pimenta será o único olímpico na comitiva, que espera voltar novamente com medalhas.
“Na Taça do Mundo de Poznan, conquistou mais três medalhas [todas de ouro] nas três provas que disputou. Mais do que ninguém, ele tem o objetivo de lutar pelos pódios dos mesmos K1 500, 1000 e 5000 metros. É o que tem feito e não pensamos que vai fugir à regra”, sublinhou o dirigente.
Em ano de Jogos Olímpicos, as seleções lusas aos Europeus costumam ser restringida aos apurados, bem como a apostas para o ciclo seguinte, regra válida identicamente para os Paralímpicos, nos quais vão participar Norberto Mourão em VL2 e Alex Santos em KL1.
“As regras são iguais. Esperamos o costume, que dignifiquem Portugal. O Norberto Mourão tem sido pódio quase permanente. Que assim continue para manter elevada a motivação para Paris'2024”, destacou Ricardo Machado.
Fernando Pimenta, Kevin Santos, Pedro Casinha, Gustavo Gonçalves e Iago Bebiano são os cinco convocados lusos para um total de sete provas, enquanto Norberto Mourão e Alex Santos voltam a ser os eleitos na comitiva paralímpica.