Noruega juntou-se a Croácia e Espanha na condição de semifinalista.
Corpo do artigo
A seleção de andebol da Noruega, vice-campeã do mundo, juntou-se à Croácia e Espanha como semifinalista do Europeu da Suécia, Áustria e Noruega, após triunfo por 31-28 sobre a Islândia.
Os nórdicos, invictos e que garantiram o sexto triunfo consecutivo na prova, precisavam vencer e esperar que a Hungria não ganhasse à Suécia para assim poderem entrar na luta pelas medalhas, o que se verificou, já que os magiares perderam por 18-24.
Os pupilos de Christian Berge entraram com um demolidor parcial de 7-0, que foram gerindo ao longo do encontro, apesar de os islandeses terem chegado a somente três de diferença, aos 23-20, com ainda bastante tempo para jogar.
A quarta vaga está ao alcance da Eslovénia, que vai defrontar precisamente a Noruega, e que esta terça-feira venceu Portugal por 29-24, acabando com o sonho luso de atingir as inéditas meias-finais.
11723630
A equipa de Paulo Pereira liderava ao intervalo por 15-14, contudo, o último quarto de hora foi fatal para as aspirações nacionais, nomeadamente quando Portugal sofreu um parcial de 6-1, que colocou o resultado na altura em 22-27.
Para atingir as meias-finais, a Eslovénia precisa pelo menos empatar com a Noruega, sendo que ganhará o grupo se conseguir o que até ao momento ninguém fez, bater um dos anfitriões da prova.
A derrota será penalizadora caso a Hungria se imponha a Portugal, que ainda tem a possibilidade de conseguir um dos dois lugares disponíveis para o torneio europeu de qualificação olímpica.
