EuroBasket: Portugal, Lituânia, Alemanha, Finlândia, Turquia e Sérvia entram a ganhar
Portugal entrou com o pé direito na 42.ª edição do campeonato da Europa
Corpo do artigo
A seleção portuguesa esteve esta quarta-feira entre as equipas vencedoras no primeiro dia do campeonato da Europa masculino de basquetebol, ao bater a Chéquia por 62-50, a par de Lituânia, Alemanha, Finlândia, Turquia e Sérvia.
Portugal entrou com o pé direito na 42.ª edição do campeonato da Europa, ao confiar num super Neemias Queta na Xiomani Arena, em Riga, uma vez que o primeiro – e único – português na NBA assinou uma exibição com 23 pontos e 18 ressaltos.
O poste dos Boston Celtics ajudou Portugal ao maior triunfo de sempre num Europeu, à quarta presença, primeira desde 2011, e os lusos venciam já por 32-29 ao intervalo, alargando a vantagem na segunda metade, alicerçados ainda em bom trabalho defensivo.
Depois do embate com os checos, os comandados de Mário Gomes defrontam Sérvia (sexta-feira), Turquia (sábado), a coanfitriã Letónia (segunda-feira) e Estónia (3 de setembro), precisando de ficar nos quatro primeiros para seguir para os oitavos.
No mesmo grupo A, a Turquia bateu a Letónia, de Porzingis, por 20 pontos de diferença, 93-73, numa partida em que Cedi Osman apontou 20 pontos e Kenan Sipahi outros 19.
Na outra partida, a Sérvia ‘atropelou’ a Estónia, por 98-64, confirmando estatuto diferenciado na competição, permitindo-se até gerir o esforço, com claro destaque para Jovic, dos Miami Heat, com 18 pontos, quatro ressaltos e seis assistências, em menos de 16 minutos dentro do court.
Nikola Jokic foi outro dos destaques, com 11 pontos, mas um dos melhores jogadores mundiais da atualidade foi um de vários sérvios a ‘brilhar’ num encontro fácil para um conjunto em que 12 jogadores conseguiram pontuar.
Na cidade finlandesa de Tampere, em que decorre o grupo B, nota para a entrada vitoriosa da medalha de bronze da edição de 2022, a Alemanha, por claros 106-76 ante Montenegro.
Apesar dos 23 pontos e 10 ressaltos do veterano da NBA Nikola Vucevic, atualmente nos Chicago Bulls, a exibição de Franz Wagner (Orlando Magic), com 22 pontos e oito ressaltos, e Dennis Schroder (Detroit Pistons), com 21 pontos e dois ressaltos, ajudou os germânicos a começar melhor.
Igualmente sem contestação foi o triunfo da Lituânia ante a Grã-Bretanha, por 94-70, enquanto a Finlândia levou a melhor sobre a Suécia num duelo nórdico bastante renhido.
Os finlandeses venceram por 93-90, o resultado mais nivelado da jornada inaugural do torneio, com Hakanson, pelos suecos, e Markkanen, pelos finlandeses, a chegarem aos 28 pontos anotados.
Na quinta-feira, entra em ação a campeã em título Espanha, ante a Geórgia, com a ‘vice’ França a defrontar a Bélgica, em dia que conta ainda com o confronto entre a Grécia e a Itália como destaque.
A 42.ª fase final do Europeu começou hoje e termina em 14 de setembro, disputando-se em Riga (Letónia), Limassol (Chipre), Tampere (Finlândia) e Katowice (Polónia).