A 27.ª edição do torneio distingue-se pelo regresso, 23 anos depois, de uma prova do circuito WTA à cidade do Porto.
Corpo do artigo
O Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Porto, volta a ser palco de ténis internacional com a realização do Eupago Porto Open, uma das provas mais emblemáticas do circuito português, que ao longo dos anos já viu passar nomes como Arantxa Sánchez, Bia Haddad Maia, Nuno Borges e João Sousa.
A 27.ª edição do torneio distingue-se pelo regresso, 23 anos depois, de uma prova do circuito WTA à cidade do Porto. O quadro feminino conta com um prémio total de 115 mil euros e integra o calendário da Women’s Tennis Association. O torneio masculino, um ITF Men’s M25, distribuirá 30 mil euros, enquanto o evento de encerramento será o ATP Challenger 100, com um prize money de 145 mil euros.
Ao longo de três semanas, o Porto será o epicentro do ténis nacional, com entrada gratuita para o público em todos os dias de competição, exceto nas finais.
Segundo António Paes de Faria, presidente da Associação de Ténis do Porto, entidade organizadora, esta é “a maior prova de piso rápido que se joga em Portugal” e tem uma forte ligação à cidade, o que se reflete na própria identidade do evento. “Pretendemos reforçar ainda mais esta ligação à cidade como um grande espetáculo desportivo nesta época de verão, como também na promoção da marca a nível internacional no ténis”, afirmou.
A nível competitivo, o torneio masculino terá como cabeça de cartaz Jaime Faria, acompanhado por Henrique Rocha e outras jovens promessas do circuito internacional. No quadro feminino, destaque para a participação das melhores tenistas nacionais, Francisca Jorge e Matilde Jorge, além de várias jogadoras em ascensão no ranking WTA.
A Eupago mantém-se como naming sponsor pelo segundo ano consecutivo. José Veiga, fundador e co-CEO da empresa, sublinha o alinhamento da marca com os valores do evento: “Acreditamos que é uma relação vitoriosa para ambas as partes. A nossa missão de democratização dos pagamentos está alinhada com os valores de inclusão deste evento de ténis”. O responsável acrescenta ainda que o objetivo passa por “aproximar cada vez mais pessoas ao ténis em Portugal”.