Emoção até aos segundos finais: Estados Unidos batem Sérvia e estão na final de Paris'2024
Estados Unidos-França na final do torneio masculino de basquetebol dos Jogos Olímpicos Paris'2024
Corpo do artigo
Os Estados Unidos venceram a França, por 95-91, qualificando-se para a final do torneio masculino de basquetebol dos Jogos Olímpicos Paris'2024. No jogo decisivo medirão forças com a França, que esta tarde eliminou a Alemanha.
No melhor jogo até aqui do torneio de basquetebol em Paris2024, foi preciso um triplo duplo de LeBron James e um superlativo Stephen Curry para os norte-americanos recuperarem de um arranque desastroso para reeditarem a final de Tóquio2020.
Depois de perderem o primeiro parcial por 31-23 e o segundo por 23-20, os sérvios liderados por Nikola Jokic (17 pontos, cinco ressaltos, 11 assistências) continuaram a fazer estragos e fizeram soar os alarmes norte-americanos.
Até final, e sobretudo num quarto e último período que venceram por 31-15, a equipa norte-americana, recheada de ‘estrelas’ da NBA, puxou dos galões – LeBron James acabou com 16 pontos, 12 ressaltos, 10 assistências, Joel Embiid com 19 pontos.
Ainda assim, foi Curry, com nove triplos convertidos a caminho de uma exibição com 36 pontos no placar, bem como oito ressaltos, que fez a diferença e, na penúltima posse do encontro, converteu dois lances livres para garantir o triunfo e evitar uma vergonha no palmarés olímpico dos Estados Unidos.
É que os norte-americanos somam 16 medalhas de ouro, e 17 finais, em 19 possíveis, tendo somado bronzes nas duas vezes em que caíram nas ‘meias’, procurando agora mais um título ante a anfitriã França, em jogo marcado para sábado.
A anfitriã França eliminou hoje a campeã mundial Alemanha (73-69) para chegar à final do torneio masculino de basquetebol dos Jogos Olímpicos Paris2024, esperando por Estados Unidos ou Sérvia no jogo pelo ouro.
A vice-campeã olímpica em Tóquio'2020 rubricou uma boa exibição, num jogo renhido na Accor Arena, em Paris, em que o melhor pontuador, Schroder (18 pontos), não conseguiu colocar os germânicos na final.
Do outro lado, saltam à vista as exibições de Yabusele (17 pontos, sete ressaltos, duas assistências), Cordinier (16 pontos, sete ressaltos, duas assistências) e do ‘menino’ Wenbanyama (11 pontos, sete ressaltos, quatro assistências).
Os alemães chegaram a liderar por sete pontos ao final do primeiro quarto, mas os gauleses foram recuperando e acabaram por vencer por quatro pontos, num jogo equilibrado em quase todos os dados estatísticos e decidido nos detalhes.