Iga Swiatek voltou a falhar a segunda semana do torneio inglês, perdendo com Yulia Putintseva, 35.ª do ranking WTA
Corpo do artigo
A tenista polaca Iga Swiatek, líder do ranking mundial, protagonizou este sábado a grande surpresa do sexto dia de Wimbledon, ao ser eliminada na terceira ronda.
Vencedora das últimas três edições de Roland Garros, Swiatek continua a não se dar bem com a relva do All England Club, em Londres, onde nunca conseguiu passar dos quartos de final, e voltou a não chegar à segunda semana.
A cazaque Yulia Putintseva, 35.ª do ranking WTA e que nunca tinha passado da segunda ronda em Wimbledon, foi a carrasca de Swiatek, vencendo por 3-6, 6-1 e 6-2, em uma hora e 59 minutos.
“Que bom! Nem sei como consegui. Vocês trouxeram-me de volta à vida após aquele primeiro set. [...] Durante o encontro, disse a mim própria que já tinha vencido uma número um mundial em relva”, referiu Putintseva, lembrando o triunfo sobre a japonesa Naomi Osaka em Birmingham, em 2019.
Depois de interromper uma série de 21 triunfos consecutivos de Swiatek, Putsinteva vai agora defrontar a letã Jelena Ostapenko, 14.ª do mundial, que afastou a norte-americana Bernarda Pera, 97.ª, por 6-1 e 6-3.
A queda de Swiatek não foi a única surpresa no quadro de singulares femininos, uma vez que a tunisina Ons Jabeur, 10.ª do mundo e finalista vencida das duas últimas edições, foi eliminada pela ucraniana Elina Svitolina, 21.ª, por 6-1 e 7-6 (7-4).
Semifinalista em 2019 e 2023, Svitolina vai defrontar a chinesa Wang Xinyu, 42.ª do mundo, que está pela primeira vez nos oitavos de final em Wimbledon, depois de vencer a britânica Harriet Dart, 100.ª.