
Carlos Alcaraz
AFP
Tenista espanhol, de apenas 22 anos, lidera o ranking mundial e já conquistou 24 títulos, incluindo seis de "Grand Slam", mas rejeita estar perto de partilhar o mesmo estatuto dos "Big Three" do ténis
Corpo do artigo
Leia também Cristiano Ronaldo na Casa Branca: confira algumas das curiosidades
Carlos Alcaraz, atual líder do ranking mundial de ténis, tem apenas 22 anos, mas já soma um palmarés lendário, com um total de 24 títulos, incluindo seis de "Grand Slam", tendo vencido em duas ocasiões o Open dos Estados Unidos (2022 e 2025), Wimbledon (2023 e 2024) e o Roland Garros (2024 e 2025).
Recentemente derrotado pelo italiano Jannik Sinner na final das ATP Finals, o tenista espanhol partilhou com o rival italiano os últimos oito grandes títulos da modalidade, mas nem por isso aceita ser comparado aos "Big Three" ("Três Grandes") do ténis: Roger Federer, Rafael Nadal (retirados) e Novak Djokovic.
"Djokovic continua a jogar. Os anos passam, mas Djokovic continua aí, é o número quatro do mundo e chegou às meias-finais em todos os 'Grand Slam'. Ele tem o nível e a motivação, porque o físico permite-lhe continuar a competir e a estar ao máximo nível. É verdade que, nos últimos anos, tanto Jannik como eu somos quem tem estado mais aí [em grandes finais], juntamente com outros, mas de cabeça, somos nós os dois. Pode ser que estejamos a passar para outra geração", refletiu em entrevista ao jornal Marca, frisando com humildade: "Big Three? Ainda não me aproximo. Nem sequer estou perto".

