Famoso ex-ciclista e atual organizador de provas oficializará dia 9 a corrida à sucessão de Delmino
Corpo do artigo
Cândido Barbosa, conhecido como um dos melhores ciclistas portugueses de sempre e fundador da StrongSpeed, empresa que organiza e monta corridas, vai anunciar no próximo dia 9 de abril, no Jamor, a sua candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC). Delmino Pereira, eleito pela primeira vez em 2012, está a cumprir o último mandato e as eleições, sendo este ano, ainda não têm data marcada.
Agora com 49 anos, Cândido Barbosa, que se iniciou no dirigismo sendo vereador da Câmara de Paredes quando ainda corria, somou 123 vitórias - 67 delas internacionais - numa carreira terminada em 2010, precisamente com a conquista da sua 25.ª etapa (mais um prólogo) na Volta a Portugal, a prova que mais lhe deu fama. Vencendo oito vezes a classificação por pontos, sendo por duas segundo da geral e uma terceiro, gerou picos de audiências nos seus melhores anos.
A trabalhar na candidatura à FPC desde o início do ano, o dirigente de Rebordosa recebeu de imediato o apoio da Associação do Minho e admitiu ontem, durante a apresentação do Porto Gaia Granfondo, do qual é diretor, ter do seu lado “grande parte dos agentes da modalidade”. Pedro Martins, presidente da Associação da Beira Alta, foi até agora o único a também anunciar uma possível candidatura.