Corredor da Movistar foi sexto no contrarrelógio de Emmen, Países Baixos, tendo o britânico Joshua Tarling conquistado o título de forma arrasadora
Corpo do artigo
Nelson Oliveira foi sexto no contrarrelógio individual de elite do Europeu, terminando pela nona vez entre os dez melhores nos grandes campeonatos (Jogos Olímpicos, Mundial e Europeu). O vencedor em Emmen foi o britânico Joshua Tarling, um fenómeno de 19 anos que arrasou nas planícies neerlandesas.
O português fez uma corrida em progressão, como é sua imagem de marca. Foi o décimo melhor nos primeiros 10 quilómetros, subiu a oitavo no ponto intermédio do quilómetro 24 e fechou a prova de 29,8 quilómetros no sexto posto.
Nelson Oliveira terminou com 32m41,'91s, à média de 54,6 km/h, alta velocidade explicada pelo percurso totalmente plano. O britânico Joshua Tarling destacou-se, alcançando o título europeu com 31m30's, menos 42,92s do que o anterior detentor do título, o suíço Stefan Bisseger, e menos 43,14s do que o belga Wout van Aert, que também subiu ao pódio.
"Depois da Volta a Espanha, não sabia como as pernas iriam reagir. Felizmente, senti-me bem. O percurso totalmente plano favorecia os corredores com mais peso, mas acho que fiz um bom contrarrelógio. O vento acabou por não ter influência no resultado, porque se manteve constante ao longo de toda a prova. Na fase final o vento lateral tornava mais difícil segurar a bicicleta, o que tirou alguma concentração", afirmou o corredor nacional.
Ivo Oliveira foi o outro português em prova e também esteve em bom nível, conseguindo a 18.ª posição, apesar de ter chegado aos Países Baixos com sintomas gripais. "Estou muito satisfeito com este resultado. Comecei bem, mas temi que pudesse quebrar na fase final, até porque faço muito poucos contrarrelógios com distâncias tão longas e porque estou a antibióticos, mas consegui uma prestação regular em toda a prova", explica o gaiense, que gastou 33m20s.
17057081