Gaiense da UAE Emirates chegou a sprintar na Vuelta com o braço ligado, tendo sido o departamento médico da Seleção Nacional a detetar a fratura, que o impede de correr o Europeu
Corpo do artigo
A Seleção Nacional para a prova de fundo do Campeonato de Europa de elite, que se realizará domingo, teve uma baixa de última hora: Rui Oliveira ressentiu-se da lesão sofrida pela queda na última semana da Volta a Espanha e, por decisão do departamento clínico da Seleção Nacional, foi ontem sujeito a um exame radiológico. Foi-lhe detetada uma fratura no braço esquerdo!
A lesão, inesperada, é impeditiva de participar no Campeonato da Europa e, atendendo ao momento em que foi detetada, o corredor da UAE Emirates não será substituído para a prova do próximo domingo.
O episódio dá uma boa imagem sobre a capacidade de sofrimento dos corredores. O gaiense de 27 anos fez as últimas três etapas da Vuelta com o braço esquerdo ligado e na 19.ª, em Íscar, até sprintou para o 11.º lugar, rendendo Sebastian Molano, que se atrasara na confusão do último quilómetro.
"O meu corpo e o cotovelo, ainda com muitas dores, aguentaram-se mais um dia e falta uma etapa duríssima, amanhã, para poder chegar a Madrid", escreveu Rui Oliveira nesse dia.
Ficando sem Rui Oliveira, Portugal irá alinhar com cinco corredores, André Carvalho (Cofidis), Ivo Oliveira (UAE Emirates), Iúri Leitão (Caja Rural-RGA), João Matias (Tavfer-Ovos Matinados) e Nelson Oliveira (Movistar), um grupo de roladores e sprinters adaptado a 199,8 km essencialmente planos.
17057081