Comunicado do clube da Luz após o primeiro jogo da final do campeonato
Corpo do artigo
O Benfica venceu este domingo o tetracampeão em título Sporting por 5-3, no desempate por penáltis, depois de 4-4 no prolongamento, no primeiro encontro da final do play-off do campeonato de futsal. Apesar do triunfo, o clube da Luz emitiu um comunicado com críticas à arbitragem.
"A vitória conquistada pela equipa de futsal do Benfica, no Pavilhão João Rocha, não pode apagar tudo o que a antecedeu e que voltou a evidenciar uma total desigualdade de tratamento dos clubes, por parte da equipa de arbitragem. Critérios disciplinares díspares e com prejuízo do Benfica, uma grande penalidade cometida sobre Raúl Moreira, que nem o visionamento das imagens permitiu que fosse assinalada – daria expulsão do jogador adversário Zicky –, e um golo do Sporting, antecedido de uma grosseira cotovelada do jogador que o marcou, foram lances que tiveram sempre a mesma consequência: o favorecimento da equipa do Sporting", pode ler-se.
"Infelizmente, estes comportamentos das equipas de arbitragem não são novos e refletem uma tendência para alterar a verdade desportiva que não são consentâneos com uma competição onde todos os clubes devem ser tratados de uma forma igual. A Direção do Sport Lisboa e Benfica apela ao Conselho de Arbitragem para que exerça uma influência positiva sobre os árbitros, de forma a que os próximos jogos da final do campeonato possam decorrer com normalidade e sem razões de queixa dos clubes que a disputam. A bem da verdade desportiva e da credibilidade da competição", completa.
No Pavilhão João Rocha, em Lisboa, André Coelho (três minutos), Silvestre Ferreira (17'), Chiskala (20') e Carlinhos (42') marcaram os tentos dos encarnados, que não são campeões desde 2018/19, enquanto Wesley (10') e Zicky (19', 28' e 44') faturaram para os leões, que nunca estiveram em vantagem.
A final, disputada à melhor de cinco encontros, prossegue na quinta-feira, com a realização do segundo embate, no Pavilhão Fidelidade, no Estádio da Luz, em Lisboa, a partir das 17h30.
O terceiro encontro será na casa dos leões, no próximo domingo (22 de junho), pelas 19:00. Se necessário o quarto duelo será na Luz, em 25 de junho (20h00), e o quinto em Alvalade, no dia 29 de junho (19h00).