Benfica vence e apura-se para ronda principal da Liga Europeia de andebol
Corpo do artigo
O Benfica recebeu e venceu esta terça-feira os suíços do Kadetten, por 39-32, na quinta jornada do grupo C da Liga Europeia de andebol, e garantiu o primeiro lugar e o apuramento para a Ronda Principal.
A equipa encarnada foi sempre superior à formação helvética, e soube gerir a vantagem que cedo alcançou, com destaque para o trio composto pelos portugueses Alexis Borges e Gabriel Cavalcanti e pelo macedónio Filip Taleski, todos com cinco golos cada.
Este triunfo permite ao Benfica liderar o grupo C com 10 pontos, seguido dos franceses do Limoges, com seis, dos suíços do Kadetten, com quatro, e dos eslovacos do Presov, ainda sem pontuar.
A equipa da Luz assegurou assim o primeiro lugar do grupo e o apuramento para a fase seguinte, quando falta apenas cumprir uma jornada, a sexta, na qual se desloca a França para defrontar o Limoges, na próxima terça-feira.
Sorte distinta teve o FC Porto, derrotado na Alemanha, pelo Melsungen, por 32-27, em jogo do grupo F, no qual não teve andamento para superar a forte equipa do Melsungen, que contou com o contributo do internacional português Alexandre Cavalcanti, autor de quatro golos.
A grande figura do FC Porto foi Miguel Oliveira, que teve uma noite inspirada ao marcar sete golos, proeza só igualada pelo internacional dinamarquês Nikolaj Enderleit que alinha na equipa germânica.
O Melsungen lidera o grupo F, com 10 pontos, seguido do FC Porto, com cinco, do Vardar 1961, da Macedónia do Norte, com três, e do Valur, da Islândia, com dois.
Ao contrário do Benfica, o FC Porto não garantiu desde já o apuramento para a fase seguinte, mas recebe na última jornada os islandeses do Valur, na próxima terça-feira, bastando-lhe vencer para assegurar o segundo lugar e a qualificação.
Na ronda principal, as 16 equipas apuradas serão divididas em quatro grupos, apurando-se para os quartos de final os quatro primeiros classificados, enquanto os segundos e terceiros disputam um play-off, para definir os restantes quatro apurados para a fase seguinte.