Tenista português subiu duas posições na hierarquia mundial.
Corpo do artigo
O tenista português João Sousa subiu esta segunda-feira duas posições no ranking mundial ATP, para o 62º lugar, após uma semana em que chegou às meias-finais do torneio de São Petersburgo, onde perdeu com o croata Borna Coric.
O tenista vimaranense, que soma 10 finais no circuito ATP, com vitórias em Kuala Lumpur, em 2013, em Valência, em 2015, e no Estoril, em 2018, tem como melhor registo na hierarquia mundial o 28º lugar, alcançado em maio de 2016.
Ainda entre os portugueses, Pedro Sousa desceu duas posições e é 124º, enquanto João Domingues teve uma queda de três lugares e passou a ocupar o 186º posto.
A classificação do ténis masculino mundial permanece inalterada no "top 10", com a liderança nas mãos do sérvio Novak Djokovic (9865 pontos), seguido do espanhol Rafael Nadal (9225) e do suíço Roger Federer (7130).
A primeira mudança acontece apenas a partir do 14º lugar, com uma subida de uma posição de Borna Coric, que perdeu na final de São Petersburgo (eliminou João Sousa), enquanto o vencedor, o russo Daniil Medvedev, manteve a quarta posição.
O francês Jo-Wilfried Tsonga, que no domingo venceu o torneio de Metz, progrediu 22 lugares e é 39º, num momento da carreira em que está longe do seu melhor e do registo alcançado em 2012, quando chegou a quinto do mundo.
Em femininos, também não se verificaram grandes mudanças, com a tabela, liderada pela australiana Ashleigh Barty, inalterada até ao 11º lugar, com Angelique Kerber a subir à 12ª posição, depois de ser semifinalista vencida em Osaka.
A checa Karolina Plisakova, segunda da classificação WTA, está a escassos 321 pontos da australiana e pode ascender à liderança esta semana, no torneio de Wuhan, na China, onde vão jogar as duas primeiras do ranking mundial.