Zanardi, de 55 anos, sofreu um grave acidente em 2020 durante uma prova que reuniu atletas paralímpicos, com bicicletas adaptadas
Corpo do artigo
Depois do acidente sofrido em meados de 2020, Alex Zanardi encontra-se em casa desde o início de dezembro. Uma novidade revelada pela esposa do piloto italino, numa entrevista à comunicação da BMW, marca da qual Zanardi continua a ser embaixador.
"A recuperação dele é um longo processo. O programa de reabilitação conduzido por médicos, fisioterapeutas, neuropsicólogos e terapeutas da fala tem permitido um progresso constante. É claro que há retrocessos, por vezes é necessário dar dois passos atrás para dar-se um passo em frente. Mas o Alex prova, uma e outra vez, que é um verdadeiro lutador", disse Daniela Zanardi.
"Um passo importante na recuperação é o facto de ter podido sair do hospital há algumas semanas e estar de volta a casa. Tivemos de esperar muito tempo por isto e estamos muito felizes agora", acrescentou.
Pouco ou nada se sabia de Zanardi desde julho deste ano. Agora, a esposa explicou como é o dia de Alex Zanardi. "O que Alex fazia no hospital continua agora em casa. Durante a semana, ele encontra-se com um terapeuta e faz exercícios físicos e neurológicos. Em relação à condição física, há muitos avanços e agora tem cada vez mais força nos braços. No hospital ficava muito tempo deitado, agora passa a maior parte do dia na cadeira de rodas connosco e descansa um pouco à tarde", finalizou.
Recorde-se que Zanardi, de 55 anos, sofreu um grave acidente em 2020 durante uma prova que reuniu atletas paralímpicos, com bicicletas adaptadas, quando perdeu o controlo da sua "handbike" (bicicleta de mão) e embateu contra um veículo pesado, tendo sido transportado de helicóptero para um hospital de Siena.
Nascido em Bolonha, em 1966, Zanardi começou a sua carreira como piloto de karts e competiu na Fórmula 1 entre 1991 e 1994 e em 1999, integrando equipas como a Jordan, Lotus, Minardi e Williams.
Sofreu a amputação das duas pernas em consequência do grave acidente sofrido em 2001 no circuito alemão de Lausitzring, numa prova do campeonato norte-americano de Fórmula Indy.
Depois deste acidente, Alex, como é conhecido em Itália, não abandonou o desporto e iniciou uma carreira vitoriosa como paraciclista, que o levou a conquistar quatro medalhas de ouro paralímpicas e 12 títulos mundiais.