Estrela do Braga será das maiores favoritas na grande corrida da Invicta, a 30 de dezembro, e o leão Rui Pinto irá regressar para tentar a primeira vitória
Corpo do artigo
A Lidl São Silvestre do Porto vai regressar na sua 29.ª edição às habituais datas natalícias - será às 18h00 de 30 de dezembro, um sábado -, o que faz prever um regresso aos anos de inscrições esgotadas, e já tem as duas primeiras estrelas para anunciar: Mariana Machado, do Braga, que fará a sua estreia, e Rui Pinto, fundista do Sporting que regressará em busca de uma das poucas vitórias de estrada que lhe faltam.
Além da participação extraordinária - o recorde é de 10 880 atletas na meta dos 10 km -, que será recuperada depois de edições em março de 2022 e 8 de janeiro deste ano, a corrida natalícia do Porto faz-se notada pela qualidade dos corredores de elite, tendo Mariana Machado a ambição de entrar numa lista de vencedores que tem Sara Moreira (recordista de triunfos, com cinco), Fernanda Ribeiro (quatro), Salomé Rocha (três) e ainda Catarina Ribeiro, Mónica Silva, Jéssica Augusto, Mónica Gama ou Conceição Ferreira. Além do Porto, Machado correrá a S. Silvestre de Braga, a 16 dezembro, procurando repetir o triunfo de 2019.
Em masculinos, Rui Pedro Silva tem o recorde de oito êxitos, num deles batendo Rui Pinto, que aos 31 anos estará de novo nos Aliados entre os principais favoritos.