Declarações de Sérgio Conceição em conferência de imprensa de antevisão ao FC Porto-Moreirense, jogo marcado para sábado (20h30) e relativo à 18.ª jornada da Liga Betclic
Corpo do artigo
Análise ao Moreirense: “É, se calhar, o verdadeiro campeão de inverno. Olha-se para o que o Moreirense tem feito e é mais do que evidente que tem sido uma equipa competente, conquistado pontos e que perde muito poucos jogos. Aliás, só tem menos um ponto a jogar fora do que nós. Defensivamente trabalha muito bem, com linhas muito juntas, jogadores humildes na capacidade de perceber que quando não têm bola é um momento importante do jogo e, depois, com bola, uma equipa que sabe o que faz, não só na primeira fase, como no terço intermédio do campo e na frente, onde tem jogadores rápidos, que exploraram bem a largura com os alas e os laterais. O jogo interior também é muito forte, com os três médios muito rotativos... Enfim. É um bom adversário e cabe-nos fazer o que trabalhámos e definimos como estratégia para ganhar o jogo e estes três pontos importantes."
Rendimento do ataque na primeira volta: “Bastavam 34 golos para sermos campeões se não sofrêssemos nenhum. Ganhávamos 1-0 todos os jogos e éramos campeões. Já fui dando a explicação ao longo destes tempos, quando falámos da eficácia e ineficácia ofensiva e da equipa na Liga dos Campeões ser dos melhores ataques na fase de grupos. Vamos trabalhando diariamente e os últimos resultados e as últimas exibições, que coincidem com bons resultados e mais volumosos, dão-nos a indicação de que estamos no caminho certo. Agora, há um trabalho diário a fazer e situações a melhorar. Se pudermos fazer mais golos durante os jogos para nos tranquilizarmos ainda mais e para que o espetáculo seja ainda melhor para o sócio, adepto e simpatizante, ficámos contentes. Se ganharmos por 1-0, também fico contente, porque com grandes exibições e uma derrota por 1-0 os adeptos do FC Porto não ficariam muito satisfeitos. Por isso, temos de encontrar o equilíbrio entre defender e atacar. Esse equilíbrio é fundamental na vida. No futebol, é muitíssimo importante em todos os momentos do jogo, porque temos uma baliza para fazer golos e outra para defender. Dentro desse trabalho coletivo, tentamos potenciar ao máximo as nossas individualidades, os nossos jogadores, que eles subam, evoluam e tenham cada um deles um bocadinho mais hoje do que tiveram ontem para sermos mais fortes no futuro. Esse foi um dos temas falados. Estamos em cima de todos os momentos para melhorar e, com certeza, vamos continuar”.