Conceição deixa reparo: "Houve jogos que ganhámos 1-0 e o conteúdo foi maior"
Declarações de Sérgio Conceição após o FC Porto-Moreirense (5-0), jogo relativo à 18.ª jornada da Liga Betclic
Corpo do artigo
Análise: “Mesmo marcando cedo, a equipa sentiu algumas dificuldades perante um adversário bem organizado defensivamente, com linhas juntas. Estrategicamente tinham planeado bem como anular a nossa dinâmica ofensiva e nós demorámos a perceber o que fazer para encontrar espaço. Em algumas das vezes, no último terço, não definimos da melhor maneira. Sabíamos que no um para um, em situações laterais, devíamos explorar o segundo poste e fizemos isso poucas vezes. Podíamos ter definido melhor, mas os jogadores entregaram-se contra jogadores dotados e que ligavam bem as saídas para o ataque. Fomos sempre à procura do golo da tranquilidade, conseguimo-lo na segunda parte num canto e, a partir daí, abriu mais o jogo e conseguimos os outros golos. Temos de dar valor ao Moreirense, só tinha perdido com o líder, é bem trabalhada e depois é mérito dos meus jogadores, por conseguirem uma vitória folgada, associando a isso o apoio do estádio, que é de louvar”.
Antes do 2-0, o FC Porto mandou mais no jogo, mas o Moreirense criou perigo: “O jogador deles que normalmente que fazia a ligação para o ataque estava a jogar à vontade, daí termos ajustado ao intervalo. Porque eles estavam a jogar facilmente de forma direta nas nossas costas defensivas e eu achei que devíamos ser mais pressionantes sobre o portador da bola e que devíamos saber qual dos médios fazia essa ligação. Temos feito um trabalho nessa evolução individual dos jogadores nas suas posições e coletivamente somos mais fortes”.
Já disse no passado que ganhar por 1-0 pode ser tão importante como 4-0, mas assim dá mais confiança? “Não dá, já houve jogos em que ganhámos 1-0 e o conteúdo foi maior do que hoje. Há situações em que muita gente vê a bola dentro da baliza e gosta, mas nós olhamos par outras situações. Já houve jogos, como o último contra o Braga, em que houve em muitos momentos do jogo uma equipa muito competente e hoje não estivemos tão bem a nível defensivo, mas procuramos sempre a perfeição. Muitas vezes o que digo é fico mais feliz por ganhar 1-0 com um conteúdo mais rico do que ganhar 5-0".
Wendell bisou e disse que os golos foram mérito seu: “O Wendell dá sempre o melhor de si nos treinos e depois há jogos que são mais ou menos conseguidos, mas tem sempre a minha confiança. O que promovemos nos laterais é essa liberdade ofensiva, mas claro que o equilíbrio tem de estar presente. Eles é que tem de absorver essa mensagem”.